UOL Notícias Tecnologia

17/01/2008 - 07h01

Saiba como instalar o Linux no seu PC

LEONARDO GAETI | Para o UOL Tecnologia
O UOL Tecnologia preparou um álbum passo-a-passo para te guiar durante a instalação do Linux no computador. Neste caso, da distribuição Kubuntu (o Ubuntu com interface gráfica KDE).

Partimos de um computador que já tenha Windows instalado. Assim, você poderá particionar seu disco rígido para rodar os dois sistemas operacionais, fazendo um "dual-boot". No momento da inicialização do PC, você escolherá qual usar.

Antes de particionar o HD, é aconselhável desfragmentá-lo para evitar perda de dados. A idéia é diminuir o espaço dedicado à partição do Windows, e criar partições para o Kubuntu no espaço que restar.

Para começar, baixe o Kubuntu e, então, salve a imagem ISO em um CD; é a partir disso que o sistema operacional será instalado.

O PC deve estar configurado para fazer boot (iniciar) a partir de um CD (a maioria dos computadores atuais já vem configurado dessa forma), aí só seguir os passos no nosso álbum.

Você pode rodar e usar o sistema operacional direto do CD, mas a cada boot ele perde as configurações que foram modificadas pelo usuário, já que as alterações só acontecem na memória RAM.

Após a instalação, é normal que o Windows faça um "chkdsk" na próxima inicialização. Se o tamanho da partição do Windows foi alterado, como descrito no guia, o Windows irá reconhecer as novas informações sobre a partição, e pedir um reboot.

Para instalar as atualizações e softwares, é fundamental ter conexão da banda larga.

Precauções

Este guia deve ser utilizado por quem se sinta seguro para fazer alterações no computador que podem levar à perda de dados (como alterar partições). O ideal é que todos os arquivos pessoais (fotos, músicas etc) sejam salvos em backups em CDs, DVDs e pendrives.

Também é imprescindível que se tenha nas mãos o CD de restauração ou de instalação do Windows (dependendo de qual veio com o seu computador), para que seja possível sua reinstalação no caso de uma falha.
Mais Linux
Ubuntu: um Linux sem segredos
Instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook
Instale o Linux a partir do Windows sem complicações
Dicas para quem vai migrar para o Linux
Linux no ambiente corporativo funciona?
Assistir vídeos em PC com Linux também é fácil
Converta músicas de CDs para arquivos MP3 no Linux
Execute aplicativos de Windows no Linux
Interface Aero no Linux
Linux Day incentiva uso do software livre
IBM investe 2,2 milhões de dólares em Linux no Brasil

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia preparou um álbum passo-a-passo para te guiar durante a %>