UOL Notícias Tecnologia

17/01/2008 - 07h02

Ubuntu, Fedora, Debian: entenda as distribuições do Linux

LEONARDO GAETI | Para o UOL Tecnologia
Linux é apenas o kernel (núcleo) do sistema operacional, criado por Linus Torvalds como uma versão em código livre do sistema operacional Unix. O nome correto para um sistema Linux é GNU/Linux, pois a maioria dos programas utilizados junto com o kernel como bibliotecas, compiladores, editores de texto, etc. vêm do projeto GNU. E são justamente esses programas que diferenciam uma distribuição da outra.

As distribuições contam com formas diferentes de configuração do sistema, como localização dos arquivos, ferramentas utilizadas para gerenciamento, formato dos pacotes para instalação de programa, entre outras coisas. Um diferencial importante é a quantidade de softwares disponíveis na forma de pacotes, ou seja, programas pré-compilados e fáceis para se instalar (ao contrário do método "tradicional" de instalação "na mão").

Nesse quesito, o Ubuntu é o que mais se destaca dos outros: a quantidade de softwares disponíveis é substancialmente maior do que nas outras distribuições. Esse fato, aliado à facilidade de instalação e uso, deu grande impulso entre usuários iniciantes e médios.

Apesar disso, outras distribuições como Debian, Dual OS, Fedora, Freedows, Kurumin, Mandriva, Satux, Slackware e SuSE também são populares e bastante utilizadas em micros de experts e iniciantes.

Ambientes gráficos de desktop

Dentro das distribuições, temos os tipos de interfaces gráficas do sistema (a "cara" do software). As mais populares são o GNOME e o KDE.

GNOME (GNU Network Object Model Environment) é o ambiente desktop oficial do projeto GNU e usa a linguagem GTK. Seu objetivo principal é oferecer uma interface amigável e fácil de usar.

Já o KDE (K Desktop Environment) é, ao mesmo tempo, um ambiente gráfico e uma plataforma de desenvolvimento livre, desenvolvido com base na biblioteca Qt. A interface e organização são similares as do Windows (e, por isso, pode ser de mais fácil adaptação para quem quer migrar do sistema operacional da Microsoft). Seu gerenciador de janelas e barra de tarefas organizam e facilitam a execução e alteração de aplicativos.

O KDE tende a agradar mais quem está acostumado com o ambiente Windows, e o Gnome a quem utiliza o Mac OS X, devido à estrutura e ao posicionamento de menus.

Softwares feitos para KDE rodam normalmente em ambiente Gnome e vice-versa: apenas a aparência das janelas podem ser levemente diferente. Portanto, todos os software do Ubuntu servem também para o Kubuntu, e vice-versa.
Mais Linux
Ubuntu: um Linux sem segredos
Instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook
Instale o Linux a partir do Windows sem complicações
Dicas para quem vai migrar para o Linux
Linux no ambiente corporativo funciona?
Assistir vídeos em PC com Linux também é fácil
Converta músicas de CDs para arquivos MP3 no Linux
Execute aplicativos de Windows no Linux
Interface Aero no Linux
Linux Day incentiva uso do software livre
IBM investe 2,2 milhões de dólares em Linux no Brasil

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host