UOL Notícias Tecnologia

17/01/2008 - 07h03

Linux instalado, é hora de pensar nos programas

LEONARDO GAETI | Para o UOL Tecnologia
Após a instalação do sistema operacional Linux, é necessário instalar alguns softwares básicos.

Synaptic
Quando você instala um programa no Windows, geralmente está instalando junto todas as bibliotecas (componentes de softwares que outros programas utilizam). No mundo Linux, diferentemente, os programas não trazem embutidas as bibliotecas que utilizam: estas são instaladas pelo sistema operacional, ficando disponíveis para outros aplicativos. Com isso, o programa fica mais enxuto, mas isso também torna necessário que as bibliotecas sejam instaladas. Essa dificuldade em instalar as bibliotecas necessárias era um problema para o usuário médio de Linux há alguns anos atrás.

Para resolver esse problema, temos os gerenciadores de pacotes: são softwares que fazem uma lista de todos os softwares disponíveis em servidores públicos e a organiza segundo categorias. Mas o mérito principal desses programas é resolver os problemas de dependência de bibliotecas: quando você seleciona um software, o gerenciador de pacote automaticamente seleciona todos os outros softwares necessários para seu funcionamento.

O Ubuntu vem com um gerenciador de pacotes padrão chamado "APT". Ele é utilizado pela linha de comando, porém instalaremos o Synaptic, que utiliza uma interface gráfica para APT. Para instalar, abra o Konsole, e digite:

sudo apt-get install synaptic

Automatix2
Apesar dos gerenciadores de pacotes serem uma mão na roda, eles ainda não resolvem 100% das questões para instalação de software. Alguns programas específicos podem exigir configurações adicionais, feitas, por exemplo, por linha de comando. O Automatix2 foi um software criado para isso. Ele disponibiliza uma lista de softwares que não são instaláveis diretamente pelo APT e necessitam de configurações adicionais, como programas que não são open-source (por exemplo, o Skype).

Para instalar o Automatix2, é necessário adicionar o servidor correto ao APT, importar sua chave de segurança, atualizar o APT e instalar o Automatix2. Para isso, abra o Konsole, e siga os passos:

Passo 1: echo "deb http://www.getautomatix.com/apt gutsy main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

Passo 2: wget http://www.getautomatix.com/keys/automatix2.key

Passo 3: gpg --import automatix2.key

Passo 4: gpg --export --armor E23C5FC3 | sudo apt-key add -

Passo 5: sudo apt-get update

Passo 6: sudo apt-get install automatix2

AutomatixDepois de instalado, o Automatix2 estará disponível em: KMenu > Sistema > Automatix. Sempre que é executado, ele exibe um aviso sobre violações do DMCA se você morar nos Estados Unidos e instalar o pacote de codecs de DVD. Clique em "Yes".

AutomatixPara instalar um software, basta marcar seu checkbox, e clicar em "Start". O Automatix2 traz programas como: DVDRIP (para fazer backup de DVDs), Skype (comunicador instantâneo), iLinux (alternativa de código aberto ao iLife, da Apple, para fotos, músicas e gerenciamento de iPods), Acrobat Reader (leitor de arquivos PDF), Google Earth (vizualizador do mapa terrestre por satélite) e Google Picasa (gerenciador de fotos).

Na primeira vez em que o Automatix é utilizado, ele adiciona vários repositórios (servidores) de software para o APT. Portanto, alguns softwares descritos aqui só ficarão disponíveis no Synaptic se o Automatix também for instalado.

Programas de compressão
Para habilitar o suporte a vários formatos de compressão (como 7zip, rar, ace e outros), entre no Automatix, categoria "Utilities", e marque a opção "Archiving Tools"

Wine
Software que permite rodar no Linux muitos programas desenvolvidos para Windows. Claro que não é possível esperar milagres (como rodar jogos), mas softwares menores tem grandes chances de funcionar pelo Wine. Ele não vem habilitado por padrão, mas é recomendável sua instalação. Entre no Automatix, categoria "Virtualization", e marque a opção "Wine".

Para instalar um software de Windows, clique com o botão direito do mouse no arquivo executável a ser instalado, e selecione "Abrir com Windows Wine Emulator". Você pode ajustar as configurações do Wine (como a versão do Windows a ser emulada) em KMenu > Wine > Configure Wine.
Mais Linux
Ubuntu: um Linux sem segredos
Instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook
Instale o Linux a partir do Windows sem complicações
Dicas para quem vai migrar para o Linux
Linux no ambiente corporativo funciona?
Assistir vídeos em PC com Linux também é fácil
Converta músicas de CDs para arquivos MP3 no Linux
Execute aplicativos de Windows no Linux
Interface Aero no Linux
Linux Day incentiva uso do software livre
IBM investe 2,2 milhões de dólares em Linux no Brasil

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host