UOL Notícias Tecnologia

29/01/2008 - 07h00

Aprenda a usar leitores de RSS e facilite sua vida na Web

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Pense rápido: quantas vezes você já visitou um site do qual gostou, mas acabou esquecendo o endereço ou não tendo tempo de voltar a ele para conferir suas atualizações e novidades? É provável que, em um universo amplo como o da Internet e seus mais de 155 milhões de domínios, essa situação já tenha ocorrido incontáveis vezes.

Por outro lado, se você é autor de um blog, pode estar vivendo com a desagradável sensação de escrever para ninguém e desperdiçar o valioso conteúdo da sua informação. Para evitar que isso continue a acontecer, existe a tecnologia RSS (veja "Entenda os termos", abaixo).

Caracterizado por um símbolo cor de laranja que você já deve ter visto ao navegar pela Web, o RSS é utilizado por sites que vão de grandes portais, como o UOL, a páginas de compartilhamento de fotos, passando por homepages de bancos, lojas, etc.

Se você ainda não sabe o que é e nem como utilizá-lo, confira as dicas do UOL Tecnologia —e fique mais próximo dos sites de que gosta.

O que é?
O RSS é um subconjunto de dialetos XML (formato muito utilizado para a criação de documentos com dados organizados de forma hierárquica, como documentos de textos formatados) que pode ser enviado para programas ou sites que se dedicam a agregar esse conteúdo.

RSS: Do inglês "Really Simple Syndication"; pode ser traduzido como "gerenciamento realmente simplificado"

XML: É o código do RSS, do inglês "Extensible Markup Language"

Feeds: São os arquivos que alimentam os agregadores de RSS

Agregador: Interface parecida com uma caixa de e-mails que recebe os feeds enviados pelos sites e alerta o usuário sobre novidades

ENTENDA OS TERMOS
Trocando em miúdos, RSS é um formato de documento Web capaz de entregar diretamente em seu computador as últimas atualizações de diversos sites, sem que você precise ficar navegando por dezenas de páginas para se informar sobre os assuntos de que mais gosta.

Com a tecnologia, você pode assinar os feeds de um site e passar a receber, em texto, tudo o que é adicionado a essa URL.

Na prática, o RSS subverte a ordem da procura na Web: em vez de você ir atrás do conteúdo, é ele quem chega até o seu PC.

Podcasts

Mas nem só de texto vive o RSS. A tecnologia também permite o recebimento de arquivos gravados como podcast —formato que se diferencia de outros arquivos de áudio por sua habilidade de ser organizado, assinado e baixado por agregadores de RSS.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host