UOL Notícias Tecnologia

01/07/2009 - 07h01

Deixe sua música sempre organizada

DANIEL ANDREAZZI | do UOL Tecnologia
Para música são dois tipos de organização. A primeira é a de arquivos. O mais fácil é, dentro da pasta música nos Meus Documentos, cada artista ter uma pasta e então uma pasta para cada álbum, cujo nome pode começar com o ano de lançamento do álbum para facilitar a organização. O nome dos arquivos pode conter apenas o número da faixa e o nome da música.

A segunda parte é organizar a biblioteca. Músicas compradas online geralmente vêm com todas as informações (artista, álbum, nome, número da faixa, compositores) completas. O problema vem com os CD copiados. Programas como Windows Media Player e iTunes utilizam bancos de dados da internet para conseguir informações, mas elas nem sempre estão corretas.

Se esse for o caso, a única solução é editar manualmente essas informações. No Windows Media Player, a maneira mais fácil é ordenar por músicas pelo menu do lado esquerdo. A tecla F2 abre o nome dos arquivos para edição e a tecla TAB passa para o próximo campo. A tecla Enter salva as alterações e a tecla Esc sai da edição sem salvar.

Se as alterações são em relação a todas as faixas de um álbum, basta trocar nas intormações que estão ao lado da capa do álbum, clicando com o botão direito e em Editar para mudar o nome do artista, do álbum, o gênero ou o ano de lançamento.

Outra opção é clicar com o botão direito do mouse em cima do nome de uma música e depois escolher Editor Avançado de Tags, que vai abrir todas as opções de edição de cada música.

Uma biblioteca bem organizada garante a facilidade para encontrar a música que quiser escutar. Além disso, também garante que, ao transferir arquivos para um MP3 player, as músicas vão aparecer da maneira correta.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Organize sua vida digital