UOL Notícias Tecnologia

01/07/2009 - 07h00

Organize sua vida online

DANIEL ANDREAZZI | do UOL Tecnologia
É cada vez maior a capacidade de armazenamento dos computadores. Atualmente, modelos básicos têm saído das lojas com discos rígidos de 320GB ou até 500GB. Ter todo esse espaço à disposição tem um lado bom e outro ruim. O primeiro é que a preocupação em guardar poucas músicas, vídeos ou documentos praticamente não existe. O segundo é que se perder no meio de tanta coisa não é muito difícil.

Fora o grande espaço, também existem muitos tipos de arquivos para organizar. São documentos (textos, planilhas, apresentações), mídia (fotos, músicas, vídeos), e-mails, contatos e calendários.

Um bom começo, que vale para qualquer tipo de organização (online ou offline, digital ou "analógica"), é não deixar tarefas acumuladas. Um bom exemplo é a Área de Trabalho do computador. Boa parte dos usuários de computador costumam deixar coisas urgentes salvas nesse local. Retirar itens dali significa não deixar tarefas para depois.

O programador Marco Gomes, por exemplo, gosta de deixar a Caixa de Entrada de seu e-mail sempre vazia, o que significa que ele não vai se perder em seus afazeres.

Na parte de documentos e mídia, também existem coisas que só existem em formatos analógicos: fotos antigas impressas, vídeos familiares em VHS (ou outras mídias magnéticas), a velha estante de CDs, documentos em papel. Como explica a fotógrafa americana Aimeé Baldrigde, autora do livro Organize Your Digital Life (Organize Sua Vida Digital, ainda não lançado no Brasil), priorizar o que será organizado é o primeiro e mais importante passo.

O UOL Tecnologia preparou um pequeno guia com dicas de como organizar melhor seu computador, encontrar seus arquivos quando precisar e até mesmo acessar todas essas coisas mesmo quando estiver fora de casa.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Organize sua vida digital