UOL Notícias Tecnologia

24/09/2010 - 11h59 / Atualizada 24/09/2010 - 19h17

Falha em sistema que deveria checar erros faz Facebook "desligar" rede social

Da Redação
  • Eric Risberg/AP

    Facebook, criado por Mark Zuckerberg, enfrentou instabilidades nos últimos dois dias

A falha que deixou o Facebook, maior rede social do mundo com mais de 500 milhões de usuários, indisponível durante duas horas e meia na última quinta (23) foi causada por um sistema automático que deveria checar e consertar configurações inválidas. Para eliminar o bug, a rede social teve de “desligar” totalmente o Facebook e o “reiniciar”, segundo informou a própria empresa no seu blog oficial.

“Um sistema que verifica valores de configurações acabou causando mais erros do que os que deveria consertar”, escreveu Robert Johnson, diretor de engenharia de software do Facebook.

Além da indisponibilidade de acesso à rede social, mais de 350 mil sites de terceiros perderam os botões de Curtir/Recomendar.

O Facebook possui uma infraestrutura de servidores distribuída em vários locais diferentes. Suas configurações devem estar sincronizadas e são armazenadas num cache (dispositivo que mantém dados frequentemente usados para permitir acesso rápido a um sistema) que periodicamente tem que passar por atualizações. Se isso não for feito, erros começam a ocorrer – e foi justamente a ferramenta que checa essas configurações desatualizadas que entrou em pane na quinta.

Com a ferramenta funcionando incorretamente, aconteceu um efeito em cascata – erros gerando mais configurações inválidas, requisições da base de dados gerando outras requisições e mais erros ao não conseguir completá-las. A solução encontrada pela equipe de engenharia de software do Facebook para quebrar esse ciclo foi “parar todo o tráfego de dados, ou seja, desligar o site”, disse Johnson.

“Depois que o banco de dados se recuperou e os caminhos de conexão a ele foram consertados, nós vagarosamente permitimos que mais usuários voltassem a se logar no site”, completou.

A mensagem no blog termina com um pedido de desculpas pela segunda falha em 48 horas do site. "Queremos que vocês saibam que nós levamos o desempenho e a confiabilidade do Facebook muito a sério", conclui Johnson.

Twitter concentra 'desabafos'

Alguns usuários do Twitter postaram mensagens, assim que conseguiram acessar o Facebook. “Eeeeeeeee #FACEBOOK voltou a funcionar novamente ebaa hahahaha”, postou um usuário do Twitter, identificado como Jhonny Allex. Outra tuiteira postou em espanhol: “Parece que ya regresó #Facebook” (“Parece que o Facebook já voltou a funcionar”).

A rede de Mark Zuckerberg também teve problemas de instabilidade na quarta-feira (22), em função de um problema com um provedor terceirizado utilizado pela empresa. Na quinta (23), a rede social passou por um problema parecido, tornando a rede indisponível para os milhares de usuários do Facebook por duas horas e meia.

Termos como DNS Failure” (falha de DNS, que é uma das mensagens que apareciam, quando o usuário tentava acessar a rede), “Facebook isn’t working” (“Facebook não está funcionando”), Service Unvailable (“Serviço indisponível”) e Mark Zuckerberg (fundador da rede social) figuravam entre os trending topics mundiais do Twitter - termos mais citados na rede social.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host