UOL Notícias Tecnologia

30/09/2010 - 11h24 / Atualizada 08/06/2011 - 13h35

Brasil é 1º país da América do Sul a receber Google Street View

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Google Street View disponibiliza imagens panorâmicas. Na imagem, o Masp, em São Paulo

    Google Street View disponibiliza imagens panorâmicas. Na imagem, o Masp, em São Paulo

O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto. Cidades vizinhas a essas capitais como Niterói (RJ), Campinas (SP) e Curvelo (MG) também foram cobertas pelo serviço.

O site, que funciona junto aos serviços Google Maps e Google Earth, estará disponível a partir de hoje para 1% dos usuários; até segunda-feira (4), prometeu a empresa, 100% dos internautas brasileiros terão acesso às fotos panorâmicas. A ideia é cobrir todas as cidades-sede da Copa do Mundo até 2014.

Como usar o Street View

Reprodução
Para usar o Street View, o usuário deve acessar o Google Maps (serviço de mapas do Google) e digitar a localidade que quer visualizar. Em seguida, o internauta deve arrastar o Pergman, boneco amarelo do Street View que fica na barra de zoom, para a rua ou avenida. Lembrando que o Street View não cobre apenas regiões centrais

Após a coleta, a empresa junta as fotos tiradas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (câmeras instaladas nos carros conseguem capturar as imagens estáticas em todos esses ângulos). O Google conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados – se por acaso alguns desses elementos forem exibidos nitidamente, o usuário pode comunicar o erro ao Google via link na própria imagem.

Para cobrir os 150 mil quilômetros de vias já fotografadas, o Google usou 30 carros modelo Fiat Stilo, equipados com nove câmeras, GPS e scanner 3D. A empresa ainda planeja usar o Trike, triciclos que permitem acesso a lugares restritos a veículos. Os triciclos Trike têm sido utilizados na Itália para captar imagens das ruínas de Roma. Até o momento, locais inacessíveis com automóvel, como o Cristo Redentor, conta apenas com imagens de usuários.

A empresa disponibilizou um serviço interativo no qual o usuário poderá sugerir destinos que ele queira que sejam cobertos pelo Street View. Para isso, o internauta deverá acessar o site www.exploreostreetview.com.br e clicar em “Lugares Imperdíveis”. Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, inclusive, afirmou que Google pretende tirar fotos em favelas.

De acordo com Flávia Simmon, gerente de marketing do Google Brasil, a audiência no Google Maps sobe consideravelmente após a implantação do serviço de fotos panorâmicas em um país. “Em média, a audiência do Maps aumenta em 30% com o Street View".

Polêmica
“Não vamos falar da polêmica de wi-fi na Europa. O assunto hoje é apenas Street View”, disse Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, logo no início do evento de apresentação. Felix se referia ao problema que o serviço Street View teve na Europa.

Países como Alemanha e França, por exemplo, foram afetados pela coleta “acidental” de dados privados de redes sem fio públicas. Na época, o Google afirmou que iria conversar com reguladores nos países afetados sobre a melhor forma de se desfazer dessas informações e que a empresa afirma nunca ter utilizado. Ximenes, no entanto, ressaltou que o recurso que, junto com o Street View, captava informações de redes sem fio não está mais sendo utilizado.

Outro problema relacionado ao mesmo assunto foi com o governo alemão. Eles acharam que o fato de o Google passar com um carro, e tirar fotos de vários lugares poderia invadir a privacidade de pessoas que caminham pela rua ou até mostrar placas de veículos fotografados.

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host