Falta de som pode ser causada por dois motivos diferentes; confira as dicas
O internauta Jorge escreveu ao UOL Tecnologia relatando um problema no áudio de seu computador, após trocar o HD (disco rígido). Segundo ele, a máquina não está reproduzindo nenhum som. Essa situação pode ser causada por dois motivos diferentes e, por isso, a solução pode ser tomada de formas distintas, como você confere a seguir.
Primeiro, e mais provável, é que o driver esteja desinstalado ou com problema. A segunda opção é que algum dano tenha acontecido fisicamente na hora da troca, como um curto-circuito ou um cabo desencaixado.
Um driver é um arquivo (ou um conjunto deles) que faz a comunicação entre determinado dispositivo e a central de processamento de um computador. Ele é uma espécie de “tradutor” das “conversas” entre impressoras, placas de vídeo, placas de áudio e demais itens de hardware com o sistema de processamento da máquina.
A forma mais fácil de encontrar um determinado driver é procurar no site do fabricante. A grande maioria oferece, em seus sites, drivers de componentes novos e antigos, para serem baixados e usados.
Para baixar e instalar o driver, o procedimento é procurar na caixa do computador a informação sobre o modelo da placa mãe e da placa de áudio. Se a embalagem já estiver desaparecida (o que é bem provável), o software Everest ajuda a identificar quais as peças contidas no seu computador.
Depois, entre no site oficial das fabricantes das placas e procure pelo driver correspondente. Não se esqueça de observar a versão especifica para o seu sistema operacional (Windows 7, Vista, XP e outros). Faça download, instale (basta executar o ícone e seguir as instruções) no computador e teste.
Se o procedimento não funcionar, o problema pode ser de hardware. “Nesse caso, o ideal é levar o computador para uma assistência técnica verificar o que está acontecendo”, informa a técnica em hardware Simone Guerreiro. “O funcionamento interno é complexo e algum movimento em falso pode piorar o defeito.”