UOL Notícias Tecnologia

01/02/2007 - 07h00

Veja seleção de dicas para acelerar um PC com Windows Vista

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Se você acha que vale a pena atualizar seu PC agora para o Windows Vista (leia análise aqui) e resolveu comprar o sistema nas lojas, saiba que é possível melhorar sensivelmente a performance geral da máquina sem precisar pôr a mão no bolso para um super upgrade.

A exemplo de todas as versões anteriores do Windows, mas principalmente com o XP lançado em 2001, a Microsoft agregou diversas funções e recursos que, quase sempre, a maioria dos usuários domésticos não precisa ou nunca fica sabendo para que servem. Desativar ou reverter uma configuração específica pode tornar o sistema mais ágil e prevenir alguns milímetros de calvície enquanto espera "pacientemente" que o computador inicie. Confira nossas dicas no quadro ao lado.

As versões utilizadas para este guia foram a Home Premium e a Ultimate, mas boa parte das dicas também pode ser adotada em outras edições. Não há uma ordem específica para fazer as alterações, partimos da premissa de que você pode melhorar a performance logo após a instalação/upgrade ou quando achar mais conveniente.

As dicas desta reportagem são utéis para quem tem uma máquina intermediária, com 512 Mb ou 1 GB de RAM. Para quem tem 2 GB de RAM, a diferença não é significativa. No entanto, as mudanças nas configurações não fazem milagres. O Windows Vista é um sistema consideravelmente mais pesado do que o XP, como pode ser visto em nossa análise completa do sistema.

Quem tem 1 GB de RAM pode perfeitamente continuar usando o Vista, mas sabendo que a performance nunca será a mesma no XP, principalmente em jogos. Não à toa, os institutos de pesquisa revelam que a adoção em massa para o Vista só deve ocorrer a partir do final deste ano, quando 1 GB de RAM se tornar o mínimo recomendado para usuários domésticos e 2 GB de RAM se tornar o padrão intermediário.

Na Internet, há uma ferramenta chamada vLite que pode personalizar a instalação do Vista. É um software em fase de testes (beta), sem suporte da Microsoft, e o usuário deve usá-lo por sua conta e risco. Se bem utilizado, você pode economizar até 400 MB de RAM logo na instalação e quase 4 GB de espaço em disco, apagando recursos e funções do Vista como o Media Center, drivers embutidos de hardware, wallpapers e utilitários. O Vista perde funcionalidades, mas ganha em agilidade. Também é possível fazer o mesmo no Windows XP, com uma ferramenta chamada nLite do mesmo autor do vLite.

O vLite e nLite, também, só devem ser adotados por usuários com bastante experiência em Windows e, preferencialmente, com uma máquina reserva para testar. Para nossa reportagem, testamos o vLite no Windows Vista Ultimate e, marcando quase todas as opções, economizamos quase 300 MB de RAM em um computador com 1 GB de RAM disponível, além de ganharmos quase 3 GB de espaço em disco. Uma série de recursos ficaram de fora, mas o sistema continua estável —e funcionando.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host