UOL Notícias Tecnologia

01/02/2007 - 07h01

Livre-se de utilitários embutidos do Windows Vista

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
A primeira tarefa para acelerar o Windows Vista é se livrar de utilitários "embutidos" que você não pretende usar —ou porque não gosta, ou porque pretende adotar um software concorrente que faz um serviço melhor. Dois exemplos clássicos são o Windows Sidebar e o Windows Defender.

O Windows Sidebar (barra lateral) é, de fato, uma beleza em termos de estética. Dá até pena em removê-la da tela. Você pode colocar um calendário, fazer anotações e baixar "gadgets" adicionais da Internet.

No entanto há dois problemas: ela consome uma boa fatia de memória e, comparado com soluções alternativas e também gratuitas, a funcionalidade ainda é bem inferior.

Apenas não esqueça de, quando remover a barra (pelo ícone ao lado de relógio) também marcar a opção de não iniciar o aplicativo sempre que ligar o computador.

O Windows Defender é um excelente anti-spyware, também disponível para XP, mas que ficou mais leve no Vista. Além da leveza, também ganhou praticidade —mais integrado ao Windows, ele não exige conhecimentos técnicos. O problema é que muitos esquecem que ele não é um antivírus. O Defender combate apenas aquelas pequenas pragas que a gente costuma pegar enquanto navega na Internet —geralmente em sites proibidos para menores...— e alterações não-autorizadas no registro do Windows.

Você pode instalar um antivírus de terceiros e usar os dois, sem problemas, apenas perdendo memória RAM por causa do excesso de recursos para um mesmo fim. Contudo, vários antivírus do mercado possuem a função dupla (antivírus e anti-spyware) e, neste caso, não há sentido usar dois anti-spywares. Escolha o que achar melhor.

Para retirar o Defender, o segredo é ir nas opções, descer e procurar as "opções de administrador" onde você pode marcar por definitivo que não quer usá-lo. Outra opção é manter o Defender ativado e instalar apenas um outro programa antivírus.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host