UOL Notícias Tecnologia

01/10/2007 - 09h44

Brasil já tem robô para tarefas domésticas

Marcelo Ayres
Para o UOL Tecnologia
As histórias de ficção científica mais antigas colocam os robôs como elementos maus e que poderiam prejudicar os humanos. Mas Isaac Asimov mudou a percepção da sociedade em relação aos humanóides em seus romances, mostrando robôs como máquinas inteligentes que seguem fielmente as instruções e aceitam completamente o comando dos humanos. "Eu, Robô", de 1950, apresenta o mundo no ano de 2.000 no qual robôs fazem parte da sociedade, são antropomórficos e desenvolvem até sentimentos.

Divulgação
Veja imagens do robô disponível no Brasil
ÁLBUM DO ROBÔ-ASPIRADOR
Os robôs ainda não são tão 'humanos' como os personagens desses livros. Mas desempenham cada vez mais tarefas para os homens. Além da variedade de exemplos em países como o Japão, o mercado brasileiro já tem também seu primeiro robô para ajudar na limpeza de casa: o Trilobite é um robô aspirador que funciona com tecnologia de ultrassom para desviar de paredes, móveis e obstáculos. Você pode deixar o Trilobite trabalhando sozinho, já que fitas magnéticas delimitam a área de atuação para que ele não saia do local que precisa ser limpo e nem caia de escadas. Quando está tudo limpo, ele volta sozinho ao carregador da bateria. O problema é o formato redondo, que não favorece a limpeza de cantos. O único robô para serviços domésticos vendido diretamente no Brasil pode ser comprado pela Internet por cerca de R$ 6.850 (mais informações em no site da Eletrolux). Preço, diga-se, nada popular (ainda).


Os militares têm modelos que fazem reconhecimento, desarmam bombas e trabalham com produtos perigosos. Bombeiros utilizam robôs para localizar vítimas em resgates nas áreas de riscos em acidentes. E a idéia está ficando tão popular que já é possível usar a ajuda da robótica para missões bem mais simples, como limpar o chão e cortar a grama.

O Automower, da Husqvarna, corta a grama de seu jardim, trabalhando como aqueles carrinhos de brinquedo que quando encontram um obstáculo batem, voltam e tomam outro rumo. Como a grama é cortada em pedaços muito pequenos, você não precisa recolher e ela funciona como adubo natural para o jardim, pois se decompõe facilmente.
O Scooba limpa, lava e seca pisos de madeira, azulejo e linóleos; enquanto seu colega iRobot Dirt Dog cuida da área externa, limpando garagens, e decks. Tem até robô para cuidar exclusivamente da piscina (Verro 300 e 600).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host