UOL Notícias Tecnologia

31/10/2007 - 07h04

Internet propõe uma nova forma de ver e criar TV

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Certamente você ouviu falar muito do vídeo da modelo Daniela Cicarelli e seu namorado em cenas quentes em uma praia na Espanha. Também deve ter visto sucessos recentes como "Tapa na Pantera" e o comentadíssimo "Vai tomar...". E provavelmente você viu todos eles primeiro na Internet, e não na TV comum.

Casos como estes mostram uma a realidade do mundo da TV, em que ferramentas digitais como YouTube, Videolog, UOL Vídeos e outras dezenas de serviços na Web permitem a qualquer usuário publicar seus próprios vídeos e libertar-se da grade de programação para assistir o que quiser, quando quiser.

Os vídeos exibidos nesses sites usam a tecnologia Flash, o que facilitam muito a sua exibição. O arquivo de vídeo criado, convertido para este sistema e vai sendo "baixado" para a sua máquina, como um arquivo temporário, enquanto está sendo exibido. Isto explica porque quando você começa a ver um vídeo no YouTube, por exemplo, precisa esperar até o seu final para assisti-lo sem "enroscar ou engasgar".

Além disso, o Flash só necessita de um pequeno plug-in, que "abre" o vídeo de forma integrada ao navegador sem a necessidade de um programa externo.

Celulares com câmera de vídeo e máquinas fotográficas digitais compactas facilitam esta operação de capturar os momentos. Mas não são apenas as pessoas comuns que estão aproveitando a democracia do vídeo na Internet. As empresas também usam da liberdade e do custo zero de divulgação para se promover.

Joost, a TV interativa
Enquanto sites de vídeo são totalmente colaborativos, o Joost aposta na criação de conteúdo por parceiros, incluindo aí grandes empresas de televisão, com a Warner.

O Joost baseia seus arquivos no sistema de trocas P2P (Peear-to-Peear), que o mesmo utilizado na troca de arquivos de MP3 como o Kaaza. Alías, os fundadores do Joost, os suecos Janus Friis e Niklas Zennström, são os mesmos que criaram o prórpio Kaaza e o Skype.

Os vídeos do Joost vêm dos servidores da empresa pelo sistema de "streaming", ou seja, você assiste enquanto ele baixado para um local temporário em seu computador, mas ao mesmo tempo você também está enviando o vídeo para outro membro da rede.

O site não trabalha com a publicação de vídeos, no entanto você tem a liberdade de escolher o que quer ver e na hora que quiser. Seu formato de funcionamento é mais parecido com o da TV à cabo, com a diferença que você não paga pelo conteúdo.

Outra diferença em relação a sites de vídeo está no fato que as empresas podem colocar anúncio em seus filmes e vídeos. O Joost tem vídeos que vão desde de 3 minutos até uma hora de duração, e as propagandas tem normalmente alguns segundos.

Atualmente o Joost oferece 22 canais que possuem 422 programas de TV no total. A variedade de opções e estilos é grande. Para assistir aos vídeos e programas do site, você precisa baixar o programa Joost e instalá-lo em seu computador.

Clicando duas vezes no ícone você abrirá um visualizador como um player de DVD. Nele você navegar pelos canais e programas oferecido pelo site. O programa é lento e demora a iniciar o streaming. Quem está acostumado com o YouTube vai achar ruim a demora. A apresentação dos vídeos pode ser feita em tela cheia no computador.

Mas a qualidade dos vídeos é melhor, e o formato é maior. De qualquer forma, isso exige que você tenha banda larga com maior capacidade, pelo menos 1 Mbit/s de download e 512 kbit/s de upload, para usufruir da melhor qualidade.

Veoh faz um site híbrido
Lançado em fevereiro deste ano, o Veoh publica vídeos dos internautas e também oferece conteúdo gerado por parceiros. Entre eles estão a CBS, Disney e Time Warner. Estes dois últimos por sinal são os principais investidores.

O Veoh utiliza o sistema P2P como Joost e permite que você coloque no ar vídeos de qualquer tamanho e duração. O site trabalha somente com conteúdo legalizado. No site você pode assistir aos vídeos publicados pelos internautas no sistema de "streaming". Para assistir ao VeohTV, você precisa fazer o download do programa VeohTV, que funciona de maneira similar ao Joost.

Com o VeohTV você tem acesso ao conteúdo organizado por canais. O programa pode baixar e organizar os vídeos no disco rígido de seu computador. Depois de finalizado o download do arquivo, o Veoh mostra o vídeo com qualidade de DVD. O programa também trabalha como um software de Bittorrent, baixando arquivos dessa rede. Sua interface é bem parecida com a do Windows Media Center do Vista.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host