UOL Notícias Tecnologia

31/10/2007 - 07h01

Mercado em expansão traz mais placas de captura ao Brasil

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
No começo dos anos 2000, as placas de captura começaram a ganhar espaço nos PCs, principalmente com a função de transformar o conteúdo de fitas VHS em digital, dentro das casas para os leigos e amadores, já que para a área profissional esta realidade já funcionava há mais tempo.

Novos recursos também vêm sendo testados e incorporados aos modelos que estão chegando ao consumidor. Jaime Paez, diretor de vendas e marketing da Pinnacle observa que o mercado está crescendo e que "as placas estão sendo equipadas com ferramentas que não existem nos PCs. A facilidade de uso e o barateamento de máquinas mais robustas ampliarão o leque de usuários aptos a utilizarem estas soluções".


Alex Pereira, diretor da Prolink distribuidora dos produtos da PixelView, vê um mercado promissor para as placas de captura. Alex explica que "a maioria dos proprietários de placas de captura ainda utiliza como principal função a captura de vídeos da TV e do VHS para gravar em discos de DVD e como segunda opção assistir à TV".

Pereira explica que este mercado poderia se expandir mais ainda se os programas de edição de vídeo não fossem tão complexos, exigindo uma dedicação maior para entender o seu funcionamento.

Paez da Pinnacle completa esta visão com relação à importância dos programas de edição de vídeo para a utilização das placas de captura. "Neste mercado o importante, talvez mais que a placa, é o software e a possibilidade de editar o material gravado", explica o diretor.

Orlando Sodré, gerente de vendas na América do Sul da PowerColor, também vê um mercado em crescimento. "Temos visto um aumento de demanda em virtude de que as pessoas estão usando o computador cada vez mais para o entretenimento".

O gerente de vendas da PowerColor ainda explica que uma das vantagens de se ter uma placa de captura é poder utilizar seus recursos tanto para assistir um programa ao vivo, como para capturar um vídeo. Se preferir pode até fazer os dois ao mesmo tempo, ou seja, assistir à TV e gravar ao mesmo tempo no disco rígido.

Centro de entretenimento
Uma tendência que se observa para os PC é a de se tornarem um centro de entretenimento da casa, permitindo que você o utilize como o grande gerenciador de seu conteúdo multimídia, armazenando e exibindo música, filmes e fotos. Com isso, as placas de captura, desempenham um papel importante, pois trazem para o computador o conteúdo da TV e de mídias como VHS e DVD.

Sodré da PowerColor acredita que "os computadores não são apenas para os games e o trabalho. As pessoas no Brasil e de todo o mundo estão começando a ver que eles podem ser um complemento para mídias tradicionais como TV e rádio".

Nessa mesma linha de pensamento, Alex da Prolink observa que "há países onde esse mercado está mais consolidado do que em outros. Vejo que não se pode pensar em um futuro onde a TV e o rádio não estejam integrados ao computador".

Prova disso está no Windows Media Center, que começou a ser desenvolvido com o Windows XP e agora vem como recurso integrado do Windows Vista e foi desenvolvido para gerenciar este conteúdo.

Saiba mais sobre os PCs com Media Center clique aqui

Jaime Paez da Pinnacle, lembra que as placas também são utilizadas para fins profissionais, na Internet, em sistemas de segurança, na educação, no turismo, entre outros segmentos. Por outro lado, "com o aumento da venda de câmeras digitais e filmadoras no País, além da chegada do YouTube, a procura entre amadores cresceu bastante" explica Paez.

Podemos observar também a utilização das placas de captura dentro das empresas, como uma ferramenta de ações de marketing, como ressalva Jaime da Pinnacle, "as empresas procuram estas soluções com a intenção de montar portifólio em vídeo de seus produtos".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host