UOL Notícias Tecnologia

21/01/2008 - 10h02

Escolheu o home theater? Hora de configurar o som

PAULO RÊBELO | Para o UOL TECNOLOGIA
Não é difícil consertar o congestionamento de caixas acústicas dos home theaters, complicado é encontrar um ambiente propício para tirar o melhor delas na hora de usar o computador. A disposição do equipamento é muito importante.

Quando falamos em caixas acústicas traseiras (nos modelos 5.1, 6.1.7.1), é comum achar que elas devem ficar atrás de você. Errado. São traseiras porque ficam na parte de trás de um "círculo de áudio", chamado de "sweet spot", que é o espaço para onde o som vai reverberar, mas não ficam atrás de você.

O chamado "sweet spot" é o ponto perfeito onde a pessoa deve se situar. Ou seja, é o lugar onde você vai sentar para assistir seus filmes ou jogar. A partir daí é que as caixas devem ser posicionadas.

Suporte para não estragar a parede

A instalação do home theater é simples. Os kits de áudio vendido nas lojas já especificam quais são as caixas dianteiras, traseiras e a central. A ligação dos fios também é simples, porque são coloridos e cada cor é específica para um local.

Há uma "central de fios", onde se ajusta o volume e, a partir dela, os outros fios saem para se conectar às caixas.

O excesso de fios é a maior dificuldade para quem trabalha em ambientes pequenos e quer instalar um home theater. Lembre-se, os fios vão passar pelo lado esquerdo e direito do ambiente até as caixas de som. Assim, ou você prega o fio na parede ou corre o risco de alguém abrir a porta sem avisar (se for um quarto pequeno) e acabar com toda a festa.

O detalhe final fica para o suporte para as caixas traseiras já que as dianteiras, geralmente, vão ficar próximas do monitor ou na mesinha do computador. Alguns kits são vendidos com presilhas específicas para prender as caixas traseiras na parede.

A opção mais prática e conveniente são os suportes. Quando você vê um home theater com caixas mais finas e em pé, como se fossem pequenos postes de luz, elas estão usando o suporte.

Há kits de áudio mais caros, já com o suporte incluso. Quando não houver, você os encontra em qualquer casa especializada. Se escolher esta opção, dê prioridade aos suportes que possam regular a altura.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host