UOL Notícias Tecnologia

08/02/2008 - 16h00

Campus Party reúne comunidade da Internet a partir de segunda

Da Redação
Começa nesta segunda, 11 de fevereiro, o Campus Party, evento que integra a comunidade da Internet, tecnologia e comunicação. Em sua 11ª edição, a feira ocorre até sábado, dia 16, no prédio da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Esta é a primeira vez que o evento ocorre fora da Espanha.

Blogueiros, internautas, cientistas, pesquisadores e curiosos de várias nações trocam experiências e participam de palestras e oficinas. Os inscritos contam com uma banda de conexão com a Internet de 5 GB.

A feira é dividida em dez áreas temáticas: Astronomia, Robótica, Criatividade, Desenvolvimento, Software Livre, Games, Simulação, Modding, Música e Blogs.

Confira a agenda da Campus Party

Na área de Astronomia, haverá a exposição de tecnologias usadas para explorar o espaço. O astronauta brasileiro Marcos Pontes apresentará uma palestra e os participantes poderão participar de um curso de astrofotografia digital ou de construção de foguetes.
Veja a programação completa da área de Astronomia

Na área de Robótica, o visitante poderá ver demonstrações, oficinas de programação e construção de robôs e inteligência artificial, além de lutas de sumô entre robôs. Haverá também a exposição de robôs-humanóides com capacidade de dançar, jogar futebol e fazer exercícios.
Veja a programação completa da área de Robótica

Na área de Criatividade, será discutida a criação de conteúdo para a Internet. Um dos palestrantes é o jornalista Marcelo Tas, fundador da produtora "Olhar Eletrônico" e colunista do UOL. O site Second Life e novas formas de utilização de energia na arquitetura também serão temas abordados.
Veja a programação completa da área de Criatividade

Na área de Desenvolvimento, a programação estará em pauta. Ocorrerão oficinas sobre linguagem C++, Java, Java Micro Edition (JME), Shaders, Web 2.0, Ajax, Flash para webjogos, Ogre 3D, ODE Physics, Modelagem 3D e Microsoft XNA, entre outras.
Veja a programação completa da área de Desenvolvimento

Na área de Software Livre, haverá a participação de John "Maddog" Hall, presidente da Linux International, e oficinas sobre o Ginga, programa por trás de todas as funções de interatividade da TV digital. Além disso, será exibido o filme "Elephants", feito inteiramente com softwares de código livre.
Veja a programação completa da área de Software Livre

Na área de Games, as maiores atrações serão competições de jogos como Starcraft, Counter-Strike, Quake 3 e 4 e lançamentos do Need For Speed: Pro Street, FIFA 2008 e Call of Duty 4. O visitante também irá aprender como melhorar o PC para rodar jogos.
Veja a programação completa da área de Games

Na área de Simulação, o foco será a simulação aérea, dividida em civil e militar. Uma das principais atrações será a simulação de combates aéreos travados na Segunda Guerra Mundial com os jogos Flight Simulator e o II2 1946. Workshops sobre instruções de vôo também estão programados.
Veja a programação completa da área de Simulação

Na área de Modding, haverá oficinas de tuning para computadores e celulares. A intenção é personalizar e melhorar gadgets. Algumas das atrações são a construção de um LCD e o uso do Wii no PC.
Veja a programação completa da área de Modding

Na área de Música, serão mostrados exemplos da aliança da tecnologia com a música. Oficinas de discotecagem com dicas de DJs e workshops sobre produção e gravação em estúdio caseiro serão as atrações para os "campuseiros".
Veja a programação completa da área de Música

Na área de Blogs, Steven Johnson, especialista em ciberespaço, realiza uma palestra na feira. Haverá também oficinas que ensinam como colocar podcasts em blogs, tirar fotos para Internet e um debate sobre a influência dos blogs e o futuro das mídias tradicionais.
Veja a programação completa da área de Blogs

A Campus Party terá vários "campus", áreas maiores que englobam as dez áreas temáticas. Há o Campus Verde sobre ecologia e sustentabilidade; o Campus Móvel com transmissão de dados, sons e imagens e serviços on-line para celulares; e o Campus Futuro, que promete mostrar tecnologias avançadas como interatividade usando o corpo humano, manipulação virtual de conteúdos da Internet e um aparelho que permite a criação de sons e músicas por várias pessoas simultaneamente.

A feira conta também com uma área de Exposições e Inclusão digital. Participam do evento UOL, CBN, Microsoft, CCE, Telefônica, Exército Brasileiro, Caixa Econômica Federal entre outros. Veja abaixo o mapa da arena Expo e Lazer (clique na imagem para ampliar)

Vuze (Azureus) 3.0
Mais
Counter Strike está suspenso da Campus Party
1,4 mil participantes do Campus Party ficarão fora da área de acampamento no Ibirapuera
22% dos inscritos para participar da feira são mulheres
Campus Party começa na segunda; saiba tudo sobre o evento
Inauguração da Campus Party tem samba, vaias e performance de Gil
Campus Party: Confira como será a segurança no evento

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host