UOL Notícias Tecnologia

13/02/2008 - 09h00

Software livre, blogs e robôs são principais destaques da Campus Party

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
No segundo dia de Campus Party, terça-feira (12), as grandes atrações da feira foram palestras sobre blogs e automação usando software livre, além de competições de robôs.

O CampusBlog (que existe apenas na edição brasileira) trouxe importantes discussões como a questão do direito autoral na Internet e também tutoriais de como incluir podcasts em blogs e o quê fazer para seu diário virtual emplacar. (Leia mais dicas aqui)

Se você coloca músicas no seu blog ou no iPod pode estar infringindo a lei, segundo o advogado Ronaldo Lemos. A falta de legislação no Brasil sobre blogs e conteúdo colaborativo foi outra questão abordada. (Leia mais sobre direito autoral)

A mesa multi-touch, chamada Digital Interactive Table (DIT), foi apresentada ao público nesta terça. O aparelho usa raios infravermelhos para funcionar, a superfície é um "sensor" que reconhecer o toque, usando tecnologia anti-reflexiva. (Leia mais sobre a DIT)

Software Livre

Já o tema software livre parece não sair da boca das pessoas. Como diz Sergio Amadeu, um dos coordenadores da área de software livre, o principal do evento é a comunicação entre diferentes áreas. "Pessoas do campo da astronomia e simulação, por exemplo, estão conhecendo o software livre e descobrindo que podem usá-lo também em suas áreas".

Mais um exemplo dessa interligação de áreas foi a palestra sobre automação na cozinha, realizada na área de criatividade. Na verdade, pode-se ver como o software livre serve para automatizar ações em diversas áreas —até nas mais primordiais, como a cozinha. O palestrante, Ricardo Palmieri, destacou que usou a cozinha como uma "interface para aproximar as pessoas do software livre, pois é na cozinha que são feitas as primeiras experiências de matemática, física etc.." (Leia mais sobre automação com software livre)

Robôs

Os robôs, como sempre, roubam a atenção de quem participa da feira. Segunda-feira, dia 11 de fevereiro, foi o dia do esperado Quasi, criado para receber e interagir com humanos. Na terça, construção e competição de robôs com sensores foram as atrações. De robô goleiro e atacante desenvolvido com tecnologia do ITA até robôs lego que podem ser usados por leigos no assunto. (Leia mais sobre robôs)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host