As manchas causadas pelo impacto do homem sobre o meio ambiente agora já não são mais conversa teórica das aulas de geografia.
Sites e softwares como o Google Maps e o Google Earth já permitem que os internautas vejam de perto o estrago causado pelo mau uso dos recursos naturais.
A pedido do
UOL Tecnologia, o gerente do programa Cerrado-Pantanal da ONG Conservação Internacional, Mario Barroso, selecionou cinco locais onde imagens de satélite disponíveis pela Internet já conseguem registrar alterações.
Veja você mesmo nas imagens do Google Maps. As explicações sobre a degradação ambiental são de Mario Barroso:
Pivôs centrais no Oeste de Bahia 
Estas bolas são pivôs centrais. Esta importante região do Cerrado, os famosos Sertões e Chapadões, vem sendo rapidamente ocupada pela agricultura mecanizada e irrigada. Um grande volume de água é bombeada dos rios, afluentes do Rio São Francisco, reduzindo a quantidade de água que chega no rio.
Grandes barragens - Serra da Mesa 
A formação de grandes reservatórios é uma característica da maioria dos aproveitamentos hidroelétricos no Brasil. Além de promover significativa perda de ambientes, alguns únicos, formam extensas barreiras para certos grupos de espécies.
Fronteira agrícola do Cerrado 
A região de Uruçuí, no Piauí, está sofrendo um intenso processo de transformação, com a retirada das áreas de cerrado e a formação de áreas agrícolas.
Parque Nacional das Emas 
Este parque é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil. É um lugar especial por abrigar o maior número de espécies ameaçadas no Brasil e encontra-se em grande parte isolada de outras áreas naturais. Esforços da Conservação Internacional e IBAMA estão tentando restabelecer conexões naturais na região.
Gilbués 
A região de Gilbués, no Piauí, é reconhecidamente uma das mais críticas áreas de degradação ambiental, levando a um processo similar à desertificação. Nesta região, a vegetação e a camada do solo foram eliminadas por processos erosivos e formaram grandes extensões de terra nua. Os tons claros que vemos na imagem representam estas áreas degradadas.