UOL Notícias Tecnologia

26/05/2008 - 07h00

Como ser verde no momento de imprimir

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia
No momento de enviar um documento para a impressora, todo mundo tem uma boa oportunidade de economizar - ou desperdiçar - energia elétrica, papel e tinta. O conselho mais comum das ONGs de preservação ambiental é simples: evite imprimir.

Praticamente tudo o que se envia para a impressora acaba virando lixo, mesmo que fique guardado durante um tempo. Se a impressão é inevitável, contudo, há alguns detalhes que merecem atenção:

Papel reciclado
O preço de um pacote de 500 folhas de papel sulfite reciclado é praticamente o mesmo do papel branco. E o melhor: a folhinha um pouco mais escura, de cor bege, é cada vez mais vista com bons olhos, pois virou símbolo de
preocupação com o meio ambiente.

Selo de certificação
Se você vai tirar cópias do que está imprimindo, o papel reciclado pode atrapalhar um pouco, pois as fibras do documento original proporcionam manchas escuras quando reproduzidas em fotocopiadoras. Para a compra de folhas brancas, uma boa idéia é adquirir um pacote de sulfite que tenha o selo FSC (Forest Stewardship Council ou, no Brasil, Conselho Brasileiro de Manejo Florestal).

Esse certificado, que pode ser identificado pelo desenho de uma árvore, garante que a floresta que deu origem àquele papel foi bem manejada, respeitando os três princípios da sustentabilidade: viabilidade econômica, proteção do meio ambiente e respeito à comunidade.

Cartucho
Para economizar a tinta, uma boa opção é configurar a impressora para trabalhar sempre no modo econômico. Se você quiser ir além, há softwares, como o Ink Saver, que ajudam o PC a obter a melhor relação entre pouca tinta e boa qualidade, oferecendo ao usuário mais opções de impressão do que o tradicional "rascunho, normal ou melhor".

Uma forma interessante de economizar papel é criar documentos eletrônicos. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, já utiliza um modelo de Nota Fiscal que não precisa de papel. Ela é gerada na Internet e pode ser enviada por e-mail. A Receita Federal também já emite documentos que vêm com códigos de verificação: quem os recebe pode checar a autenticidade no site.
DOCUMENTOS VIRTUAIS

Outra idéia, desta vez para gerar menos lixo, é utilizar cartuchos recondicionados, ou ainda levar o seu cartucho velho em alguma loja que conceda descontos quando você for comprar um novo.

Dos dois lados Já que uma hora o papel vai mesmo para o lixo - reciclável, de preferência -, é bom utilizá-lo o máximo possível antes desse triste momento. Uma caixinha de "papel rascunho", para colocar folhas que estão brancas de um lado e podem ser reutilizadas, é uma boa idéia.

Quando a impressão levar várias páginas, opte sempre por utilizar os dois lados do papel. Para fazer isso, é necessário imprimir primeiro as páginas pares e depois as ímpares. No Windows XP, é possível fazer isso na caixa das opções de impressão, substituindo a opção de imprimir "todas as paginas do intervalo" por "páginas pares" ou "páginas ímpares".

Páginas web
Muito papel é jogado fora quando a maioria das pessoas tenta imprimir e-mails ou sites. Às vezes, a idéia é colocar no papel só um trecho do que está na tela: uma mensagem, uma receita, uma notícia, mas acabam indo para a impressora o cabeçalho do site, o menu, publicidade e várias outras coisas que não eram necessárias.

No Windows XP, se você quiser imprimir somente o essencial, primeiro selecione no browser o trecho que quer colocar no papel. Clique em Arquivo, Imprimir e, na caixa de opções "Intervalo de página", escolha "seleção".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host