UOL Notícias Tecnologia

16/03/2009 - 06h01

Efeito Twitter: literatura em 140 caracteres

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
O sucesso do Twitter estimulou o surgimento de sites ou movimentos na internet que em comum compartilham o interesse por textos curtos, com poucos caracteres.

Realizado no final do ano passado, o concurso literário 140 Letras, por exemplo, era destinado a premiar microcontos postados no Twitter. "Esperávamos entre 200 e 300 participantes, mas no final da primeira semana já tínhamos 350 textos, e ao final das inscrições havia 1.800 microcontos cadastrados", afirma o jornalista Roberto Moreno, idealizador da premiação.

Curiosamente, a facilidade da ferramenta provocou alguma confusão entre diversos participantes: "Algumas pessoas queriam enviar textos grandes ou não entendiam que o texto poderia ter apenas 140 caracteres, enquanto outras, acostumadas à burocracia que existe na inscrição desse tipo de concurso, não conseguiam entender que para participar bastava escrever seu texto no site seguido da tag #140", completa Moreno.

Guia ensina a usar e entender o Twitter

Já sob o aspecto literário, o concurso foi um "ótimo susto", nas palavras de Moreno: "a grande maioria dos textos era inteligente e apresentava ótima estrutura literária, com começo meio e fim", completa. No próximo mês de abril deverá acontecer a segunda edição do prêmio, dessa vez com um site reunindo os textos participantes além de uma futura versão em espanhol.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host