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09/04/2009 - 01h08

Número de reclamações de usuários do Speedy aumenta pelo quarto dia

Da Redação
*Atualizado em 09/04 às 13h12

Assinantes do serviço de banda larga Speedy do Estado de São Paulo continuam com problemas de conexão e navegação na internet na manhã desta quinta-feira (9).

Os usuários não conseguem acessar páginas e enfrentam lentidão na navegação desde a noite de segunda-feira (6). Até as 13h desta quinta-feira, o número de ligações de clientes do serviço recebidas pela Central de Atendimento do UOL aumentou 221% em relação ao mesmo período da semana passada (02/04). Por volta das 11h, o número de chamadas teve uma leve redução, mas voltou a subir.

A maioria delas está relacionada aos problemas de conexão, que acontecem pelo quarto dia consecutivo.

Entre os prejudicados está o arquiteto Florisval Moreira, de São Paulo. Ele encontra problemas desde domingo à noite. "Não consigo acessar página nenhuma, nem em casa nem no escritório", afirma. "Liguei na segunda e na terça-feira [para o serviço de atendimento Speedy] e me deixaram na espera".

Já para Fabiano Barufaldi, de Nova Odessa, interior de São Paulo, o problema continuou de forma intermitente na segunda e terça-feira, sendo normalizado após as 21h30. "Neste momento eu consigo acessar os sites que estavam indisponíveis, mas tenho notado lentidão na navegação", diz ele.

A doméstica Edna Laurentino da Silva, da capital, não teve a mesma sorte. Ao ligar na central de atendimento da Telefônica às 7h50 de quarta-feira, recebeu um prazo de 24 horas para sua conexão voltar ao normal. Até a manhã de hoje, Edna continua sem conexão.

Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?

O que é possível fazer

Considerando que a falha afeta a navegação e que somente algumas alterações de configuração podem resolver o problema, os indícios mostram que se trata de uma falha de DNS —o serviço responsável pelo correto endereçamento de computadores na internet.

Saiba como funciona o DNS

Para minimizar o problema, o UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. No Windows XP, vá em Iniciar > Painel de Controle

2. Vá em Conexões de Rede

3. Seleciona a conexão Speedy e clique em Propriedades

4. Selecione a aba Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em Propriedades

5. Selecione a última opção, Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite 200.221.11.101. No campo abaixo, 200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do UOL

Em caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774, dependendo da localidade.

Veja como fazer em outros sistemas operacionais

Procon cobra explicações

Ontem, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, enviou uma notificação à operadora Telefônica pedindo explicações sobre os motivos que estão causando lentidão no acesso à internet.

A empresa tem 24 horas (até o final da tarde de hoje) para esclarecer quais são as causas da pane e a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e, inclusive, multar a operadora pelos danos causados não é descartada pelo Procon-SP.

Mesmo com as diversas reclamações, a assessoria de imprensa da Telefônica afirmou em um comunicado enviado às 12h15 de ontem (08/04) que "desde as 21h30 de terça-feira (07/04), o Speedy encontra-se funcionando dentro dos padrões de normalidade" e que "o número de ligações para a sua central está diminuindo gradativamente desde a manhã de quarta-feira (08/04) e estima que a situação normalize-se ao longo do dia".
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