*Atualizado em 09/04 às 13h12Assinantes do serviço de banda larga Speedy do Estado de São Paulo continuam com problemas de conexão e navegação na internet na manhã desta quinta-feira (9).
Os usuários não conseguem acessar páginas e enfrentam lentidão na navegação desde a noite de segunda-feira (6). Até as 13h desta quinta-feira, o número de ligações de clientes do serviço recebidas pela Central de Atendimento do
UOL aumentou 221% em relação ao mesmo período da semana passada (02/04). Por volta das 11h, o número de chamadas teve uma leve redução, mas voltou a subir.
A maioria delas está relacionada aos problemas de conexão, que acontecem pelo quarto dia consecutivo.
Entre os prejudicados está o arquiteto Florisval Moreira, de São Paulo. Ele encontra problemas desde domingo à noite. "Não consigo acessar página nenhuma, nem em casa nem no escritório", afirma. "Liguei na segunda e na terça-feira [para o serviço de atendimento Speedy] e me deixaram na espera".
Já para Fabiano Barufaldi, de Nova Odessa, interior de São Paulo, o problema continuou de forma intermitente na segunda e terça-feira, sendo normalizado após as 21h30. "Neste momento eu consigo acessar os sites que estavam indisponíveis, mas tenho notado lentidão na navegação", diz ele.
A doméstica Edna Laurentino da Silva, da capital, não teve a mesma sorte. Ao ligar na central de atendimento da Telefônica às 7h50 de quarta-feira, recebeu um prazo de 24 horas para sua conexão voltar ao normal. Até a manhã de hoje, Edna continua sem conexão.
Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?O que é possível fazerConsiderando que a falha afeta a navegação e que somente algumas alterações de configuração podem resolver o problema, os indícios mostram que se trata de uma falha de DNS —o serviço responsável pelo correto endereçamento de computadores na internet.
Saiba como funciona o DNS Para minimizar o problema, o
UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:
1. No Windows XP, vá em
Iniciar > Painel de Controle 2. Vá em
Conexões de Rede 3. Seleciona a conexão Speedy e clique em
Propriedades 4. Selecione a aba
Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em
Propriedades 5. Selecione a última opção,
Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite
200.221.11.101. No campo abaixo,
200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do
UOLEm caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774,
dependendo da localidade.
Veja como fazer em outros sistemas operacionaisProcon cobra explicaçõesOntem, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, enviou uma
notificação à operadora Telefônica pedindo explicações sobre os motivos que estão causando lentidão no acesso à internet.
A empresa tem 24 horas (até o final da tarde de hoje) para esclarecer quais são as causas da pane e a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e, inclusive, multar a operadora pelos danos causados não é descartada pelo Procon-SP.
Mesmo com as diversas reclamações, a assessoria de imprensa da Telefônica afirmou em um comunicado enviado às 12h15 de ontem (08/04) que "desde as 21h30 de terça-feira (07/04), o Speedy encontra-se funcionando dentro dos padrões de normalidade" e que "o número de ligações para a sua central está diminuindo gradativamente desde a manhã de quarta-feira (08/04) e estima que a situação normalize-se ao longo do dia".
- Mais sobre Banda Larga
- Brasil tem a quinta pior banda larga do mundo
- Salve-se do apagão da banda larga com alternativas a seu alcance
- Banda larga no Brasil é 400 vezes mais cara que no Japão
- Saiba como funcionam nove tecnologias de banda larga
- Veja comparativo de banda larga fixa ou móvel e dê asas ao notebook
- Saiba com que velocidade você navega (ou naufraga) na Web banda larga
- Outros problemas da Telefônica
- Anatel pede explicações à Telefônica
- Prédio da Telefônica pega fogo na Grande SP; clientes Speedy são afetados
- Problemas em serviços da Telefônica dificultaram acesso à internet
- Multa à Telefônica pode superar R$ 3 milhões, diz Procon-SP; consumidor pode ser indenizado
- Desconto a assinantes do Speedy vai custar R$24 mi à Telefônica