UOL Notícias Tecnologia

06/02/2008 - 07h02

Alta resolução: quando usar a capacidade máxima do sensor da câmera?

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Cada nova geração de câmeras digitais que chega ao mercado traz um aumento na resolução do sensor de imagem. Essa resolução é medida em megapixels. Se há três anos a média era de 4 megapixels nas máquinas para usuários iniciantes, hoje a maioria das câmeras vem equipada com sensores de 7 ou 8 megapixels.

Alguns modelos mais sofisticados, mas ainda destinados a fotógrafos de primeira viagem, chegam a trazer sensores que ultrapassam a casa dos 10 megapixels.

Os números fazem a alegria dos fabricantes, que estampam embalagens e adesivam equipamentos com avisos sobre todos os megapixels da máquina. O que a maioria dos usuários não sabe é que, na maioria dos casos, nem é necessário usar uma resolução tão alta.

Megapixels para quê?

Se tudo o que você quer é guardar as imagens no computador e imprimi-las em papel, no tradicional formato 10 x 15 cm, uma resolução de 2,1 megapixels é suficiente.

Para que você obtenha uma revelação de qualidade, é recomendável que a imagem no papel tenha uma resolução de pelo menos 300 pixels por polegada (os DPI, do inglês "dots per inch", ou pontos por polegada). A resolução final da fotografia está diretamente ligada ao número de pixels da imagem e do tamanho de revelação que se deseja.

RESOLUÇÃO PARA IMPRIMIR
10 x 15 cm1800 x 12002,1
13 x 18 cm2100 x 15003,2
15 x 21 cm2500 x 18004,5
20 x 30 cm3600 x 24008,6
TamanhoPixelsMP
Veja na tabela ao lado, o tamanho da ampliação e o número mínimo de pixels (e o equivalente em megapixels) para uma revelação de boa qualidade. Atente para o fato de que maioria das câmeras permite selecionar a resolução a ser usada.

Resoluções maiores são, na prática, um desperdício de espaço em disco e no cartão de memória —a não ser que você pretenda imprimir fotos em tamanho de pôsteres. Aí, sim, uma câmera com sensor de 8 ou mais megapixels pode ser uma boa opção. Ela permitirá, por exemplo, impressões em tamanhos equivalentes a 20 x 30 cm.

Há, ainda, outra vantagem que um sensor com alta resolução permite: o recorte e reenquadramento de uma cena sem perda da definição da imagem. Um bom truque para suplementar o zoom deficiente em uma câmera é usar a resolução máxima na hora de bater a foto e deixar o zoom no nível máximo.

Depois, no computador, você pode recortar a cena deixando apenas a parte que quer destacar. Com isso, você obtém uma imagem com resolução menor, mas com o "assunto" preenchendo todo o quadro.

Esqueça o zoom digital

O zoom é uma característica muitas vezes ignorada no momento da compra, mas faz muita diferença no dia-a-dia e é tão importante quanto a resolução da câmera —especialmente se você gosta de fotografar paisagens e animais.

Uma dica valiosa é ignorar o "zoom digital" que mais atrapalha do que ajuda. Quem confia nele clica imagens desfocadas, borradas ou "pixeladas" (quadriculadas), resultado do processo que a câmera usa para aumentar a imagem. Para não ter surpresas desagradáveis, limite-se ao zoom óptico: uma boa câmera doméstica deve ter zoom óptico de pelo menos 3x, mas quanto mais, melhor.

Estabilização de imagem

Se a máquina tiver um fator de zoom muito elevado (alguns modelos, como a Panasonic Lumix DMC-TZ3, chegam a 10x), veja se ela vem equipada com um sistema de estabilização de imagem, já que qualquer movimento mínimo da mão poderá resultar em fotos tremidas.

Estes sistemas tem vários nomes de acordo com o fabricante: O.I.S. (Optical Image Stabilization - Estabilização Ótica de Imagem), IS, Vibration Reduction, Steady Shot, etc. Os sistemas de estabilização ótica tem os melhores resultados, mas mesmo estabilização digital é melhor do que nada.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host