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07/05/2008 - 07h03

Cumprimento de prazos é crucial; dados impressos ajudarão em caso de reclamação

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Como a loja escolhida explica os prazos estipulados para a entrega do presente? Confirmações de envio de pagamento são enviadas ao e-mail do comprador? De acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, respostas para essas perguntas devem estar claras na cabeça do consumidor. Confira:

Preste atenção aos prazos

Qual a vantagem de utilizar a Web para comprar um presente de Dia das Mães se o produto não chegar na data? Certamente, nenhuma. Prestar atenção ao prazo de entrega prometido pela loja no ato da compra é imprescindível.

"Lojas virtuais responsáveis informam a data de entrega do produto antes de a venda ser concretizada -ou seja, antes que você efetue o pagamento e confirme a compra", aponta Gastão Matos, consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net).

Ficar de olho na data em que o pedido será, de fato, enviado também é aconselhável. "O site deve ser ágil na hora de confirmar o pagamento, geralmente via e-mail, já que o envio só será feito após essa etapa", alerta Raul Dalaneze, técnico do Procon-SP.

Imprimir e salvar, sempre

Registre todos os processos da venda. A dica é dada por todas as fontes ouvidas pela reportagem de UOL Tecnologia. "O cliente deve imprimir ou salvar confirmações de pagamento, previsões de datas de envio e toda forma de contato feita pela loja", aconselha Dalaneze, do Procon.

"No caso de um produto não recebido, ou enviado com atraso, todas essas provas serão úteis em reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor", explica o técnico.

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