UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

28/05/2009 - 17h00 / Atualizada 03/11/2009 - 11h38

Netbook: 7, 8,9 e 10 polegadas; veja teste

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Netbook ou notebook, o que é melhor? Essa é uma das perguntas mais repetidas nos últimos tempos por quem gosta de tecnologia e está pensando em comprar um portátil.

A diferença entre eles está, basicamente, nas dimensões reduzidas e nas configurações mais modestas apresentadas pelos netbooks.

Por serem bastante compactos e com configurações, na maioria das vezes, não muito potentes —pelo menos os mais em conta—, os netbooks são indicados para quem já tem um computador em casa e precisa de um portátil apenas para viajar, utilizá-lo na escola ou em reuniões do trabalho.

Ou seja, se o objetivo é carregar pouco peso na mochila, navegar pela web, editar textos e planilhas e não armazenar muitas informações no equipamento, é hora de prestar atenção nos netbooks.

O UOL Tecnologia preparou um especial para te ajudar a encontrar o pequenino ideal para suas necessidades (e bolso). Separamos modelos de 7, 8,9 e 10 polegadas, com configurações simples e preço em conta. A maioria deles tem configurações bem parecidas e se diferenciam, principalmente, pelo tamanho da tela.

Mas qual é o ideal?

De uma maneira geral, os de 7 polegadas são indicados para quem já tem computador, laptop e só está interessado mesmo em ter um pequeno computador na bolsa para checar e-mails e editar textos. Nos testes, você pode conferir a performance do EeePC versus Positivo Mobo.

Já os de 8,9 são modelos intermediários, com teclados mais simples de operar (por não ter telas tão pequenas) e, claro, tela maior. As configurações são bem parecidas com os de 7 polegadas. A vantagem deles, no entanto, é o preço. Por serem mais populares que os de 7 polegadas, têm valor semelhante ou, até, mais em conta. Um Positivo Mobo de 7 polegadas, por exemplo, custa R$ 990. Já o de 8,9, R$ 866. Confira um comparativo com 3 máquinas.

Finalmente, temos os de 10 polegadas. Os mais em conta trazem configurações bem parecidas com notebooks de entrada (e preço parecido também). Tais máquinas equilibram itens como boa visualização e operação das funções —em netbooks de menores dimensões, digitar, por exemplo, costuma ser tarefa difícil. Também são mais fáceis de carregar do que notebooks tradicionais, com dimensões maiores. Vale a pena para quem está pensando em ver vídeos no pequenino ou executar tarefas mais robustas. (Confira o comparativo)

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host