UOL Notícias Tecnologia

19/08/2010 - 09h06

Serviço de DNS torna navegação na web mais rápida e segura

DAVID POGUE
Do The New York Times
  • Reprodução

    Gratuito, serviço OpenDNS permite a configuração de atalhos e proteção contra phishing

Eu estou prestes a tornar sua vida melhor. Não precisa me agradecer.

Mas primeiro, um alerta: para que você possa entender como sua vida vai melhorar, você terá que ler primeiro alguns tópicos técnicos, razoavelmente arcanos. Mas confie em mim: valerá a pena.

Neste caso, o tópico é a navegação na Internet e a varinha mágica é um serviço gratuito chamado OpenDNS.

Você sabe como todo site de Internet tem um endereço, tipo www.google.com ou www.nytimes.com? Eles são uma máscara, uma muleta conveniente para você, o ser humano com capacidade cerebral limitada.

Nos bastidores, o endereço de fato é uma série de números (chamado de endereço I.P., de protocolo de Internet) que parece algo assim: 74.125.53.100. (Que, por acaso, é o endereço do Google.)

Ninguém consegue lembrar esses endereços, apesar de não serem maiores do que um número de telefone, então inteligentes projetistas da Internet criaram um sistema secundário: endereços em língua comum como www.algumacoisa.com. Quando você digita isso no seu browser, um computador no seu provedor de Internet realiza uma busca rápida. “Ahá!” ele diz para si mesmo em sua língua digital, “você digitou www.google.com. Mas o que você realmente quer, é claro, é 74.125.53.100. Aguarde, por favor, eu já vou conectar você”.

De forma resumida, é assim que o DNS trabalha. (Ele significa sistema de nomes de domínio, caso isso ajude.)

Infelizmente, de tempos em tempos, o computador de DNS de seu provedor de Internet cai. Para você, parece que a própria Internet deixou de funcionar, porque você não consegue acessar nenhum site. Em dezembro de 2008, por exemplo, 1,2 milhão de cidadãos de Los Angeles acharam que a Internet estava fora do ar, por causa do crash de um computador de DNS da Time Warner.

OpenDNS
Essa história foi fornecida alegremente pela OpenDNS, uma empresa única com uma ideia excelente: fornecer um serviço de DNS alternativo, gratuito, que funciona melhor do que o do seu provedor de Internet. Mais veloz, mais confiável e com mais vantagens. Você não paga nada, assina tudo e instala tudo. Tudo o que você precisa fazer é uma única mudança na sua configuração de rede e você recebe todos esses benefícios:

Sem Crash de DNS: A empresa alega que em seus cinco anos de história, seus computadores de DNS nunca ficaram inoperantes. Se você estivesse usando o OpenDNS em 2008, o crash da Time Warner não teria afetado você. Você continuaria navegando enquanto seus vizinhos estariam rangendo os dentes e jogando jogos de tabuleiro.

Uma função semelhante chamada SmartCache permite que você acesse sites mesmo quando, devido a um endereço defeituoso, eles não estão disponíveis para os outros. 

Páginas Mais Rápidas: Para acelerar a conversão dos endereços em linguagem escrita para os numéricos, cada provedor de Internet faz um cache, ou pré-carrega, os endereços de milhares dos sites mais populares. Esse truque pode economizar microssegundos ou frações de segundo a cada página aberta. Mas quando você visita um site que não está na lista dos “mais populares”, você pode ter que esperar um pouco.
Mas o OpenDNS faz um cache de toda a Internet. Cada site aparece ligeiramente mais rápido. Se você não conseguir sentir a diferença, você pode medir usando o programa Namebench gratuito do Google. Ele me informou que o OpenDNS estava realizando essa atividade de busca 14,8% mais rápido do que o que eu recebia antes.

Correção de Erros de Digitação: Já que o OpenDNS está se inserindo entre você e a Internet, ele pode prestar alguns favores. Um deles é a correção de erros de digitação. Se você digitar “nytimes.cmo” ou “wikipedia.og”, por exemplo, o OpenDNS corrige de forma discreta e instantânea o erro de digitação e leva você à página desejada. Na maior parte do tempo, você nem percebe que seus dedos erraram.
Infelizmente, esta função corrige apenas o sufixo (.com, .org, .gov e assim por diante). Se você digitar “dinseyworld.com” ou “wikipeida.org”, você está por sua própria conta.

Proteção Contra Phishing: Phishing é o golpe de Internet onde você recebe um e-mail falso de seu banco sobre um problema em sua conta. Quando você clica no link para corrigir o problema, você entra em um site falso, projetado para parecer com o de seu banco –e ao fazer o login, você fornece involuntariamente seu nome e senha para os bandidos.

O OpenDNS intercepta e bloqueia seus esforços para visitar sites falsos. Funciona impecavelmente.

Atalhos: Atalhos para endereços de Internet são abreviações curtas, fáceis de lembrar, para seus sites favoritos. Você pode configurar “nyt” para que, ao digitá-lo na barra de endereço, você vá para um endereço de Internet mais longo como http://www.nytimes.com/pages/todayspaper/index.html.

Atalhos são ótimos. Há espaço limitado na sua barra de favoritos, e o menu de favoritos é desajeitado para pessoas que gostam de manter suas mãos no teclado. E diferente da função semelhante no Firefox, os atalhos do OpenDNS funcionam em qualquer browser, em qualquer computador ou telefone na casa.

Controle dos Pais: A mais recente função do OpenDNS é bloqueio de sites. De novo, ter uma conta significa que você pode criar uma configuração que se aplica a cada computador na casa –e bloquear sua escolha dentre 57 categorias de sites, incluindo Pornografia, Nudez, Lingerie, Mensagens Instantâneas, Compartilhamento de Arquivos, Jogos e Humor. (Honestamente, que tipo de pai bloquearia humor?)

Como o OpenDNS pode monitorar cada site no planeta e colocá-lo corretamente em uma das 57 categorias? Não pode. Seus fãs podem. Qualquer pessoa pode submeter um site a um banco de dados mestre de sites categorizados, onde outras pessoas votam sobre sua inclusão. Este “crowdsourcing” estilo Wikipedia é genial e, até onde foram meus testes, à prova de balas.

(Adolescentes frequentemente assinam listas de discussão que publicam endereços de proxies e anonimizadores, sites especiais que eles usam para contornar os bloqueios tradicionais de Internet instalados por escolas e pais. Mas achei graça ao saber que os engenheiros do OpenDNS também assinam essas listas. Eles bloqueiam os proxies tão rapidamente quanto são criados.)

Fonte de renda
Todas essas coisas boas do OpenDNS são gratuitas, automáticas e estão sempre melhorando. Certamente há uma pegadinha. Como, por exemplo, o OpenDNS ganha dinheiro?

Primeiro, apesar de tudo descrito aqui ser gratuito, a empresa vende serviços adicionais para empresas.
Segundo, se você digitar o endereço de um site inexistente, o OpenDNS apresenta uma tela equivalente ao “Você quis dizer” do Google: uma lista de sites, fornecida (e paga) pelo Yahoo, que se comporta como se você tivesse pesquisado aquele termo. Pronto: mais renda.

A única preocupação que alguém parece ter a respeito do OpenDNS é privacidade. Segundo a empresa, 20 milhões de pessoas já usam o OpenDNS –1% de todas as pessoas na Internet. Mesmo se o OpenDNS não souber seu nome ou nada a seu respeito, ele não poderia coletar todo tipo de dado de tráfego de Internet, elaborando seus planos malignos?

É claro, aquele que no momento estiver fornecendo suas buscas de DNS (sem contar seu banco, companhia telefônica e supermercado) poderiam estar fazendo exatamente a mesma coisa. A certa altura, você tem que desencanar.

O maior desafio realista pode ser a configuração do OpenDNS. Ele envolve a digitação de dois endereços na página de configuração de DNS de seu computador ou roteador: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Esses novos endereços direcionam os pedidos de Internet de seu computador para o serviço do OpenDNS.

Em OpenDNS.com, as instruções passo a passo levam dois minutos para serem concluídas. Mas mexer nessas configurações de rede pode intimidar algumas pessoas.

Você pode, se quiser, ativar o OpenDNS em cada computador ou telefone em sua casa individualmente. Mas é muito melhor e mais rápido realizar a mudança no roteador, a caixinha que distribui sua conexão de Internet por toda sua casa. Em OpenDNS.com, você encontrará instruções ilustradas para cada marca de roteador.

De qualquer forma, o OpenDNS é um dos últimos grandes serviços gratuitos da Internet. Ele consegue realizar o truque do Google: oferecer serviço e velocidade incríveis às massas, gratuitamente –ainda encontrando formas inofensivas de ganhar dinheiro. Mesmo se você usar apenas uma ou duas de suas funções, você descobrirá que o OpenDNS torna melhor a sua vida na Internet.

Pensando bem, você pode me agradecer.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host