UOL Notícias Tecnologia

03/06/2011 - 07h01 / Atualizada 03/06/2011 - 07h01

UOL Downloads lista dez programas para gravar conteúdo do PC em CDs e DVDs

KATHLYN PEREIRA||Para UOL Tecnologia
  • Programas 'queimam' CDs e DVDs, além de reproduzir áudio e vídeo com ótimo desempenho

    Programas 'queimam' CDs e DVDs, além de reproduzir áudio e vídeo com ótimo desempenho

Computadores vendidos com Windows costumam ter programas multimídia embutidos - como o Windows Media Center e o Windows Media Player. Entretanto, nem sempre eles dão conta de todas as necessidades do usuário. No quesito “gravação de CDs e DVDs”, em especial, há diversas opções na internet (freeware, shareware ou demo), que podem oferecer boas experiências ao usuário de forma completamente ou parcialmente gratuita.

O UOL Tecnologia baixou e avaliou algumas das principais opções de programas multimídia que, além de garantir excelente experiência ao usuário quando se deseja reproduzir áudio e vídeo, também permitem “queimar” CDs e DVDs sem dificuldades. Veja os escolhidos.

Nero Multimedia Suite 10.5.10500
O grande destaque desta nova versão de um dos mais famosos gravadores é a possibilidade de queimar discos Blu-ray. O atual Nero Multimedia Suite permite a utilização de várias ferramentas de edição de vídeo, como incluir efeitos de transição especiais. A tecnologia SecurDisc permite que o CD seja lido mesmo se riscado. Além disso, tem um assistente de backup, que funciona sem a necessidade de mexer nas configurações do computador. A versão para teste é liberada gratuitamente por 15 dias.

Winamp Media Player 5.58
O Winamp também figura nas listas de melhores e mais usados players de música e vídeo e de gravadores de CD. A nova versão tem melhorias nos recursos de podcast, compatibilidade com o Windows 7 e importa biblioteca do iTunes. A interface modificada causa certa estranheza nos usuários acostumados com o player. Há no software bons recursos, como busca por letra da música e download de canções diretamente do player.

DVD Shrink 3.2.0.15
Com uma interface simples e direta, o DVD Shrink faz backup de DVDs para o computador. Grava vídeo em HD (disco rígido) ou transfere diretamente para outro DVD. O usuário pode reduzir o tamanho do filme para que a gravação possa ser feita em um DVD simples (no lugar de um de dupla camada). Existe também a opção de controlar a cópia de trilhas musicais, legendas e extras dos vídeos.

CDBurnerXP 4.3.8.2474
O CDBurnerXP permite a organização dos arquivos e a gravação do CD somente usando o mouse. Muito fácil de usar, é compatível com todas as mídias. O programa verifica o CD ou o DVD gravado para detectar erros ou arquivos corrompidos. Formata discos também.

Express Burn 4.40
O Express Burn é simples e com uma interface básica. Para maior facilidade na hora das gravações, o usuário pode simplesmente clicar e arrastar os arquivos que deseja para dentro da janela do programa. Suporta diversas mídias de gravação e regravação além de ser totalmente gratuito.

aTunes 2.0.1
O aTunes é um programa que gerencia as bibliotecas de áudio. Entre suas funções, ele reproduz, ripa e exporta CDs e DVDs. Por ser desenvolvido em Java, é leve e flexível. Como itens opcionais, tem função karaokê e equalizador.

InfraRecorder 0.51
Com um processo rápido, o InfraRecorder grava CDs e DVDs de vídeos, músicas e dados. Ele finaliza discos que tenham espaço extra, serve para organizar mídias regraváveis e copia um disco para outro com eficiência.

Ashampoo Burning Studio 2010 9.12
O Burning Studio da Ashampoo é um software que grava CDs, DVDs e até mesmo Blu-ray. Para utilizar é necessário fazer um cadastro no site. Feito isso, o usuário recebe a senha de acesso. Grava os dados no CD com rapidez.

Audacity 1.3.12 Beta
Não é simplesmente um gravador ou player. Com o Audacity, você pode fazer mudança nas músicas, colocando efeitos mixando faixas e usando cortes. Mais editor do que gravador, o programa é ideal para brincar com áudios e mixagem em geral.

Freemake Video Converter 2.1.2.
Converte áudios, vídeos e DVDs para diversos formatos. A interface do programa apresenta ícones divertidos e com funções simples. Pode ser utilizado para ripar DVDs, transformar os vídeos para o YouTube, criar apresentação de slides e editar os vídeos.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host