UOL Notícias Tecnologia

15/01/2008 - 07h06

Cidades auditadas e pontos de interesse fazem a diferença no GPS

MARCELO AYRES | Para o UOL tecnologia
Grande parte dos navegadores GPS oferece muitas cidades em seus mapas. Mas isso não quer dizer que elas sejam navegáveis. De acordo com as próprias empresas, só dá para confiar mesmo na rota dos mapas que estão "auditados", ou seja, com todas as ruas conferidas: nomes e mão de direção.

E quando o assunto é cidades auditadas, o número de mapas cai drasticamente. Entre os modelos testados pelo UOL Tecnologia, o da Navisystem é o que tem mais cidades "auditadas": 237. Já o Gamin vem com apenas 10 cidades navegáveis.

Entre as capitais, o Navisystem, com 14 delas auditadas, é o que oferece mais. Garmin e Magneti Marelli Quatro Rodas vêm com somente 3 capitais cada um.

Pontos de interesse

Os navegadores trazem um recurso interessante chamado pontos de interesse. Esses pontos correspondem a uma relação de locais como restaurantes, casas de show, parques, teatros e livrarias que se encontram no trajeto procurado. As listas não têm somente diversão, também trazem serviços como hospitais, farmácias, oficinas, aeroportos, postos de combustível.

Nos navegadores, os pontos de interesse têm a sigla POI (do inglês, Point Of Interest). No Mobimax, a sigla foi trocada para PDI, conforme nosso idioma. Quase todos os aparelhos testados utilizam os serviços da TeleListas.Net e do MapLink para catalogar os POI.

No teste, escolhemos alguns locais da cidade de São Paulo para conferir se os pontos de interesse reuniam informações relevantes. Escolhemos o Theatro Municipal, o Zoológico, o Instituto Butantã, o Auditório do Ibirapuera e o Parque do Ibirapuera.

Foi aí que as coisas se confundiram. O Navegador Quatro Rodas não encontrou o Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes do país. Foi possível achar o Zoológico depois de perder um tempo imaginando qual seria a categoria, mas não tivemos como encontrar o Instituto Butantã.

O Airis encontrou o Theatro Municipal, mas não o Zoológico. Além disso, o Instituto Butantã estava com abreviação errada ("INT" em vez de "INS"), o que dificultou a pesquisa.

Multilaser, Naveg, Mobimax e Stetsom também não contam com o Theatro Municipal, mas vêm com o Zoológico. Não conseguimos encontrar o Instituto Butantã. O Navisystem apresentou o Muncipal e o Zoológico.

O Magneti Marelli Quatro Rodas conseguiu encontrar todos os pontos, mas não foi uma tarefa fácil. O Zoológico estava na categoria Parques Temáticos e o Auditório do Ibirapuera (foi o único navegador que tinha o Auditório nos POIs), estava em uma estranha lista de atrações 4 estrelas junto ao Butantã.

Depois de tanta pesquisa, a conclusão foi que por mais que os navegadores ofereçam muitos pontos de interesse —o da Quatro Rodas vem com mais de 348 mil pontos em todo o Brasil— a busca não é muito organizada, e alguns lugares não são encontrados.

De todos os modelos, somente o Garmin permite fazer a busca direto pelo ponto de interesse sem precisar denominar uma categoria.

Nos outros modelos testados, é preciso escolher uma categoria para depois fazer a pesquisa. O único problema do Garmin é que ele tem "poucos" POIs (30 mil). O Multilaser é o que tem menos pontos —apenas 9.000.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host