UOL Notícias Tecnologia

15/01/2008 - 07h02

Eficiência na navegação com GPS é garantida só em locais ao ar livre

MARCELO AYRES | Do UOL Tecnologia
Para um sistema GPS funcionar perfeitamente (sem interrupção) é preciso que o equipamento esteja em um local aberto, ao ar livre. Só assim os satélites podem enviar e receber o sinal dos receptores para determinar as posições e auxiliar o programa do navegador a traçar a rota.

Veja como funcionam os sistemas GPS

Por conta disso, não dá para pesquisar o trajeto dentro de casa ou no escritório para depois entrar no carro e sair "navegando". Mesmo quando você estiver ao ar livre, vai precisar esperar uns 5 minutos até o sinal ficar estável. De uma maneira geral, todos os navegadores testados pelo UOL Tecnologia demoraram em média este tempo para localizar os satélites e determinar a posição na Terra.

Tentamos localizar o sinal em um ambiente fechado, mas não teve jeito. Foi preciso se aproximar de uma janela e apontar para um local bem "aberto" —no caso, apontamos para o vale da Avenida 9 de Julho, na região central da cidade. Os aparelhos da Stetsom e Garmin foram os primeiros a reconhecer o sinal, da mesma maneira que ocorreu ao ar livre.

Logo em seguida, os outros navegadores também conseguiram "se localizar". Os aparelhos da Multilaser e Mobimax foram os que demoram mais nesta situação para fixar o ponto de latitude e de longitude.

Em local aberto, tivemos problemas na Avenida Paulista, em São Paulo, centro das antenas e transmissores de vários tipos, que interferem no sinal. Algumas vezes, durante o teste, todos os aparelhos chegaram a perder o sinal enquanto trafegávamos por lá.

Rotas de carro, a pé ou de ônibus

Os navegadores testados —com exceção do Navegador Quatro Rodas e do Magneti Marelli Quatro Rodas— oferecem a opção de montar as rotas para quem está tanto de carro ou a pé. No caso de quem vai fazer o percurso caminhando, o programa descarta as situações de mão de rua e velocidade das vias.

O Airis e o Garmin possuem ainda modos para bicicleta, que também não levam em consideração a velocidade das vias, mas consideram a mão de direção das ruas. Os dois navegadores ainda têm modos de ônibus, táxi e caminhão, mas não indicam rotas diferentes das feitas com o modo carro.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host