UOL Notícias Tecnologia

15/01/2008 - 07h03

GPS ainda "engasga" para identificar endereço e põe usuário na contramão

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Na hora de usar o GPS vem a dúvida: será que dá mesmo para confiar nas direções dadas pelo equipamento? Fique tranqüilo: de um modo geral, a resposta a essa pergunta pode ser positiva.

Nos testes do UOL Tecnologia, todos os navegadores conseguiram encontrar e indicar os endereços requisitados de forma bem satisfatória. Mas, em alguns casos, foi preciso driblar limitações dos aparelhos, como a falta de opção para escolher entre dois endereços com o mesmo nome ou a confusão na hora de curvas seguidas.

Erros de identificação

Em um dos testes do UOL Tecnologia, procuramos o mesmo endereço em todos os navegadores: a Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital paulista, onde está localizado o Teatro Municipal. No entanto, há duas praças com o mesmo nome na cidade.

De todos os aparelhos, somente o Airis e o Magneti Marelli conseguiram identificar as duas "Praças Ramos de Azevedo": a do centro (que era a que queríamos) e a do Butantã, na região Oeste de São Paulo. O Garmin encontrou somente a do centro, enquanto todos os outros só indicaram a do bairro Butantã.

Nos modelos da Naveg, Stetesom, Navisystem, Navegador Quatro Rodas, Multilaser e Mobimax não adiantou nem forçar a digitação, pois os aparelhos sempre voltavam ao mesmo resultado: a praça do Butantã.

Nos navegadores testados, o programa de busca indica as possibilidades de endereços ainda enquanto o texto é digitado. Apenas o modelo da Garmin espera o usuário colocar o nome completo da rua procurada para depois sugerir as opções.

Caminhos tortuosos, às vezes

Os navegadores usados nos testes podem calcular rotas pelo caminho mais rápido ou o mais curto. Mas o cálculo nem sempre aponta o melhor ou o menor caminho. Em uma das buscas, pedimos para calcular a rota para a Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo, a partir da Avenida Paulista.

Mesmo com a opção de "descer" do ponto em que estávamos pela Rua Frei Caneca e economizar tempo e distância, todos os navegadores nos indicaram seguir pela Rua da Consolação, que permite seguir em frente até bem próximo do destino.

Um ponto positivo é que boa parte dos navegadores oferece o recálculo da rota caso você perca uma entrada ou erre um caminho. A rota é recalculada em 1 segundo a partir da constatação da nova posição. Muitas vezes, o programa de navegação pode instrui-lo a retornar caso o cálculo feito determine ser a rota mais rápida ou a mais curta.

GPS põe usuário na contra-mão

No geral, todos os lugares pesquisados foram encontrados. Para saber se as rotas eram realmente parecidas em todos os aparelhos, colocamos os nove equipamentos com três pessoas no banco de trás de um carro e, pedimos um endereço no bairro do Jaguaré, na zona Oeste de São Paulo, a partir da Avenida Paulista.

Todos sugeriram o mesmo caminho e reconheceram as entradas à direita e à esquerda necessárias para chegar ao ponto desejado. O aparelho da Airis tem o melhor sistema de indicação oral do caminho, com direcionamento bem preciso do tipo "vire ligeiramente à direita" ou "na terceira intersecção, vire à esquerda".

A maioria dos aparelhos testados oferece uma única voz feminina para narrar o trajeto. No Navegador Quatro Rodas, quem dita o caminho é uma voz masculina, e o Airis tem ambas.

O inusitado fica para o Mobimax que tem uma voz feminina, mas com sotaque de Portugal, assim como os textos que aparecem durante a navegação e no menu.

A VOZ DE QUEM COMANDA
Os outros produtos têm indicações mais diretas, mas também oferecem detalhes como "mantenha-se à esquerda por 3 Km". Em situações em que existem duas curvas próximas, as frases ficaram "encavaladas", o que prejudicou o trajeto.

O modelo da Stetsom foi o que mais apresentou este erro. Na maioria das vezes em que era necessário virar em uma praça ele indicava que devia, por exemplo, "entrar à esquerda" mais tempo do que o necessário, fazendo com que o motorista contornasse a praça em vez de seguir o caminho. O CarTrip 100 da Stetsom foi o único que indicou entrar em ruas contramão.

Simulação antes da navegação

Outro recurso interessante dos navegadores testados é a possibilidade de mostrar a simulação do trajeto antes iniciar a navegação. De todos os aparelhos testados, somente o Naveg e o Mobimax não tem nenhum tipo de simulador.

Já o Multilaser não tem um simulador como os outros (que mostram uma espécie de "filme" de toda a rota), mas permite que você antecipe a viagem vendo manobra por manobra, ou seja, cada rua que deve ser pega, onde deve virar e assim identificar o trajeto.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host