UOL Notícias Tecnologia

15/01/2008 - 07h04

Olho na legislação ao comprar um navegador GPS

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
A chegada dos navegadores GPS no Brasil trouxe uma boa ajuda para motoristas desorientados, mas trouxe também preocupação para os órgãos que fiscalizam o trânsito.

Foi por isso que em 2006 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu o uso de GPS em veículos sob pena de multa. Com o equipamento no carro, os motoristas podiam se concentrar muito mais nos mapas apresentados pelo aparelho do que na própria direção, o que colaboraria com mais acidentes de trânsito.

Mas a proibição durou pouco já que muitos fabricantes encontraram algumas brechas na legislação que permitiam a comercialização dos equipamentos.

No ano passado, uma nova resolução do Contran autorizou o uso de navegadores GPS —inclusive os que já vêm no acoplados aos veículos—, mas com uma ressalva: as indicações de rota devem sempre ser "faladas" ao motorista e não apenas mostradas na tela do equipamento enquanto ele estiver dirigindo.

Veja as regras na íntegra

Para seguir as normas, todos os navegadores utilizados nos testes do UOL Tecnologia operam em "modo de segurança", ou seja, enquanto o veículo está em movimento, a rota é "ditada" pelo navegador e o mapa não aparece na tela, apenas exibe setas que indicam o sentido a seguir.

É possível desabilitar o "modo de segurança", mas vale o bom senso: olhar no mapa e prestar atenção no trânsito pode ser uma combinação que resulte em acidentes, multas e aparelho apreendido, conforme dita o Contran.

Posição correta do GPS

De acordo com a legislação, os equipamentos GPS que não vêm acoplados ao veículo (de fábrica) "devem estar fixados no pára-brisa ou no painel dianteiro, quando o veiculo estiver em circulação". Portanto, fique atento no hora de instalar o GPS. Os modelos de navegadores testados trouxeram um suporte com uma ventosa grande para facilitar a fixação.

O suporte varia de acordo com o fabricante. Mobimax, Magneti Marelli, Multilaser, Stetsom e Garmin têm suportes mais curtos e articulados por meio de parafusos de ajuste. Navegador Quatro Rodas, Navisystem, Airis e Naveg utilizam um cano de plástico, que pode ser moldado para fazer os ajustes.

O suporte do Navegador Quatro Rodas é o mais longo, medindo 22,5 cm. Os modelos que não utilizam os tubos flexíveis balançam menos durante os trajetos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host