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15/07/2008 - 07h00

O que é spam e o que fazer para livrar sua caixa de e-mails desta praga moderna

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Há uma chance muito, muito pequena de que você encontre na rua uma pessoa que ficaria feliz em comprar uma tonelada de lagosta fresca com desconto. Entretanto, se você enviar um e-mail com a oferta do crustáceo para uma lista com 100 mil destinatários, a possibilidade de contatar indivíduos interessados no que você quer vender aumenta consideravelmente.

Eis o princípio básico do spam: o envio de milhares de mensagens comerciais não solicitadas a bilhões de pessoas, oferecendo de produtos capilares milagrosos a eletrônicos de última geração, tudo sempre a preços de barganha.

O Brasil, de acordo com estudo da empresa de segurança eletrônica McAfee, é o segundo país que mais envia spam no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos — o experimento também avaliou e-mails da Itália, México e Reino Unido, entre outras nações.

Por aqui, o agravante de que não há uma regulamentação específica para spam torna o país um cenário propício para a prática.

Com o spam em alta no planeta, cresce o interesse dos usuários de internet em se verem livres das mensagens indesejadas. Para isso, existem diversas ferramentas que podem auxiliar o internauta a driblar o spam que recebe diariamente.

Gerenciadores de e-mail (e mesmo webmails, por exemplo) já contam com filtros integrados para barrar mensagens não solicitadas. Além deles, há procedimentos simples que podem minimizar o problema — como evitar inscrever e-mails particulares em listas públicas.

Veja abaixo algumas dicas pesquisadas pelo UOL Tecnologia para manter sua caixa de e-mails a salvo das mensagens não solicitadas:

Evite divulgar o endereço eletrônico em locais públicos, como listas de discussão ou em cadastros online

"Manter o e-mail em sigilo é vital para evitar o spam", conta Patrícia Amirábile, diretora da McAfee. "A discrição é tão essencial que, em nosso estudo, pedimos que os voluntários se inscrevessem em diversas listas na web. Em menos de 24 horas, eles já recebiam spam."

Crie uma conta de e-mail secundária para ingresso em listas de discussão

Para evitar divulgar o e-mail pessoal, uma alternativa é criar uma conta de e-mail somente para locais públicos. "Esse e-mail secundário funcionária como uma espécie de central de spams e outros e-mails. É uma saída simples e que muitas pessoas usam", aponta Patrícia.

Utilize sites que criam contas temporárias de e-mail

O Maillinator, por exemplo, oferece o serviço. Muitas vezes, para baixar um programa ou entrar em uma área reservada de uma página eletrônica, o sistema pede que o usuário insira seu e-mail, para o qual será enviada uma chave de ativação.

Ao cadastrar um e-mail "@mailinator.com", a chave é enviada para a página do Maillinator. Depois, basta ao usuário entrar no site e pegar a chave.

Nunca responda à mensagem recebida

Muitos spams trazem, no rodapé da mensagem, um texto que cita opção de descadastramento. "Há quem pense que ao responder a mensagem pedindo para não ser mais incomodado, resolverá o problema. Ledo engano", diz a executiva da McAfee. "Quando um spam é respondido, aí sim o spammer tem certeza de que aquela conta está ativa e que há alguém do outro lado recebendo as mensagens. E é aí que o usuário nunca mais terá sossego ao acessar aquela conta de e-mail."

Ative filtros em seu serviço de e-mail ou faça o download de softwares

O filtro antispam funciona como uma espécie de "cadeado" que protege o seu endereço eletrônico da incidência dos spams. Para usuários de webmail, acioná-los é uma tarefa simples e os procedimentos são realizados automaticamente — como ocorre no WebMail UOL, por exemplo. Veja aqui uma lista de softwares gratuitos de filtragem de spam.
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