UOL Notícias Tecnologia

17/11/2008 - 07h02

"Velocidade é importante, mas experiência agradável é mais", diz Microsoft

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Após avaliar o Internet Explorer 8, bem como realizar os testes de velocidade com os cinco navegadores, a reportagem do UOL Tecnologia conversou com Priscila Alves, gerente de marketing e serviços do grupo de operações online da Microsoft no Brasil.

A executiva falou sobre tendências na Web, o lançamento do browser do Google e o que os usuários mais querem em um navegador.

UOL Tecnologia: Há duas vertentes de browsers hoje. De um lado, navegadores parrudos, com mil e uma funções; de outro, o Chrome, que abusa da simplicidade. Qual é o caminho correto?
Priscila Alves: A tendência é oferecer o que o usuário deseja, no caso, portabilidade, compatibilidade e funções que agilizem sua vida. Mas isso não quer dizer aumentar ou diminuir funções no browser.

UOL Tecnologia: A velocidade não é importante?
Priscila Alves: Sim, sem dúvida. Mas é possível implementar funções no browser que agilizem o dia-a-dia do usuário sem, necessariamente, falarmos da abertura de páginas mais rapidamente.

UOL Tecnologia: Por exemplo?
Priscila Alves: No IE 8, por exemplo, há a função "aceleradores", na qual, por meio do botão direito do mouse, o usuário pode fazer buscas ou pesquisas. Isso agiliza muito a vida do usuário e, sem dúvida, é uma das funções mais elogiadas do navegador.

UOL Tecnologia: O Chrome aposta na interação do browser com aplicações Web. A Microsoft acredita que, em longo prazo, os aplicativos todos migrarão para a rede?
Priscila Alves: Temos softwares de muito sucesso que estão fora do browser. Por exemplo, o Live Messenger. Não acredito que tudo migrará para dentro do browser ou para a Web. Nunca será uma coisa só.

UOL Tecnologia: Para o usuário final, qualquer navegador está bom ou ele realmente está atrás de algum que mais se encaixe nas suas necessidades?
Priscila Alves: O usuário final quer facilidade de uso. A partir do momento que o browser que ele usa oferece essa facilidade, essa agilidade, ele está satisfeito e não tem porque mudar.
Mais
IE contra Firefox, Chrome, Opera e Safari: qual se sai melhor?
Firefox seduz usuários pela quantidade de funções adicionais
Cada vez mais parecido com o Firefox, Internet Explorer ainda é browser o mais popular
Chrome, navegador do Google, ganha pontos na linha "menos é mais"
Safari, aposta da Apple, garante integração com iPhone e iPod
Opera, o melhor navegador que ninguém usa
"A Web se tornará mais popular. E, assim, nós também", diz Mozilla
"Velocidade é importante, mas experiência agradável é mais", diz Microsoft
"Chrome é o mais rápido e o mais simples", diz Google
"Integração entre Safari e aplicativos Apple é seu diferencial", diz Apple
"Nós ficamos felizes com a entrada do Chrome no mercado", diz Opera
Em teste de velocidade, Chrome mostra que é o mais rápido

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host