UOL Notícias Tecnologia

09/09/2010 - 06h57 / Atualizada 09/09/2010 - 06h57

Casa do futuro substitui torneira por botão e interruptor por tela touchscreen

GUILHERME TAGIAROLI||UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
  • Casa pode ser controlada por tela sensível ao toque, celular ou computador

    Casa pode ser controlada por tela sensível ao toque, celular ou computador

Na casa do futuro, o morador não passa frio nem calor: ele controla a temperatura ambiente por uma tela sensível ao toque. Também é possível escolher a temperatura da água da torneira ou abrir o chuveiro somente com botões. No espelho do banheiro, uma TV embutida. E quando o morador quiser ver quem tocou a campainha, receberá esta imagem no próprio smartphone. Todas essas possibilidades foram demonstradas no espaço futurista TecWatchHall, da feira IFA 2010, encerrada nesta quarta-feira (8) na Alemanha.

O stand da E-Handwerk, uma empresa que oferece soluções inteligentes em instalações, apresentou seu conceito de casa do futuro. Nela, quase todos os itens são comandados pela internet – seja via computador ou smartphone do usuário.

Essa conexão só é possível graças a um dispositivo inteligente que funciona sob o padrão KNX IP, ainda desconhecido do grande público. Esse equipamento tem um sistema de barras que centraliza a conexão de todos os itens da casa inteligente (janela, eletrônicos, portas, fogão, etc), criando assim uma rede interna. Após conectado à rede, o sistema pode ser controlado pelo celular, computador ou até mesmo telas sensíveis ao toque espalhadas pela casa.

O morador consegue, por exemplo, saber se as janelas estão abertas, ver quais eletrônicos estão gastando mais energia, controlar intensidade da luz ou ativar e desativar tomadas. O sistema inteligente ainda gera relatórios sobre gastos de energia ou configura ações para os horários em que a energia elétrica é mais barata – no caso da Alemanha, durante a noite.

Outra funcionalidade apresentada é a de visualizar, mesmo remotamente, quem toca a campainha de casa. O toque conecta o dispositivo com padrão KNX IP à webcam, instalada na entrada da casa, com o smartphone do morador. Também à distância, ele autoriza ou não a entrada da pessoa e ainda verifica cada passo de quem está na casa.

Todas as alternativas já estão disponíveis no mercado europeu, mas a um preço pouco acessível. Questionado pela reportagem sobre estimativa de valores, um dos expositores do estande estimou que com “algumas dezenas de milhares de euros” é possível adicionar algumas funções inteligentes a uma casa.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host