UOL Notícias Tecnologia

10/09/2010 - 06h59 / Atualizada 10/09/2010 - 06h59

Aparelho de TV vira lousa interativa na sala de aula do futuro

GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha

Durante a IFA 2010, feira de eletrônicos e eletrodomésticos realizada nesta semana em Berlim, a Samsung e a LG apresentaram modelos de televisores grandes que podem mudar a cara da sala de aula: são as lousas do futuro. Veja como elas funcionam no vídeo acima.

A Samsung levou ao evento dois modelos. O Interactive Whiteboard Solution tem tecnologia LCD e já é comercializado por 9 mil euros (cerca de R$ 19,8 mil), enquanto a alternativa de plasma ainda está em fase de testes.

Em linhas gerais, elas são como uma tela de televisor grande com uma série de sensores, que mapeiam alterações na superfície da tela. As lousas são ligadas a um computador com Windows 7, pois o sistema é compatível com a touchscreen. A lousa então se transforma em um grande monitor interativo do computador. Com isso é possível escrever notas, fazer desenhos, jogar, abrir vídeos, fotos ou até mesmo navegar na internet.

Nas demonstrações presenciadas pelo UOL Tecnologia, as telas de Plasma apresentaram melhor desempenho. Tanto na da LG como na da Samsung, as canetas pareciam fluir de forma mais natural na tela, sem muito atraso e sem exigir esforços do operador. Em comparação, a tela da Samsung de LCD apresentou demora no tempo de resposta aos comandos. Tanto nos feitos com a mão, como nos realizados com a caneta especial.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host