UOL Notícias Tecnologia

07/04/2011 - 07h00 / Atualizada 07/04/2011 - 07h00

Veja como transferir contas de e-mail do Outlook Express entre computadores

SÉRGIO VINÍCIUS
Para o UOL Tecnologia
  • Com o próprio Outlook, é possível fazer cópia de segurança de mensagens e contatos

    Com o próprio Outlook, é possível fazer cópia de segurança de mensagens e contatos

Se quiser transferir contas de e-mail do Outlook Express entre computadores, o ideal é fazer sempre um backup dos dados em seu PC. Depois, restaurar esses dados a partir do novo Outlook Express, no segundo computador. Por meio de uma ferramenta do próprio cliente de e-mail, é possível fazer cópia de segurança de mensagens, catálogo de endereços, das contas antigas e das novas contas. Com o passo a passo a seguir, vc consegue transferir até 15 contas.

Como você tem várias identidades no Outlook Express, deve repetir as etapas descritas abaixo na seção "Mais informações" para cada uma delas. Lembre-se de separar os dados de acordo com cada perfil. Isso facilitará no momento de restaurar os dados em outra máquina.

Para fazer o backup, com o Outlook Express aberto, clique em Ferramentas e em Opções.

Em Manutenção, entre em Pasta de armazenamento.

Em Local de armazenamento, você copiará o local em que as contas estão. Para fazer isso, utilize o mouse. Clique com ele sobre a caixa “O armazenamento de suas mensagens pessoais está localizado na seguinte pasta” e mantenha o botão pressionado. Arraste-o pela caixa. Dê Ctrl+C para copiar o local. Dê Cancelar duas vezes.

Agora, o conteúdo será copiado.  Vá até o botão Iniciar do Windows. Em Executar, dê Ctrl+V e aperte a tecla Enter. No menu Editar, selecione tudo (com o botão direito do mouse, clique em Selecionar tudo). No mesmo Editar, copie tudo (botão direito do mouse, aba Copiar).

As pastas de backup serão criadas. Cria uma nova pasta na área de trabalho (botão direito do mouse Nova>Pasta) Renomeie como desejar. É indicado chamá-la de backup de e-mail. Abra a pasta e cole o conteúdo dentro dela (botão direito do mouse, aba Colar).

Os e-mails estão copiados. Agora, é necessário fazer a cópia do catálogo de endereços. Isso é realizado exportando-os no formato CVS (valores separados por vírgulas). Para tanto, entre no Outlook Express e vá a Arquivo. Clique em Exportar e em Catálogo de Endereços.

A sequência agora é simples: em Arquivo de texto, dê Exportar. Clique em Navegar.

Selecione a pasta Backup de e-mail criada. Na caixa Nome do arquivo, digite backup do catálogo de endereços e clique em Salvar. Dê Avançar. Escolha o que deseja exportar e dê Concluir > OK > Fechar.

Está faltando ainda copiar os dados da conta e dos grupos de notícias. O processo é semelhante ao do catálogo de endereços. Basta entrar em Ferramentas > Contas. Aí, selecionam-se Notícias ou E-mail e clica-se em Exportar. Você escolhe onde deseja salvar.

Pronto, tudo o que há de importante em seu Outlook Express está salvo. Agora, é o momento de recuperar em outro computador e em outro Outlook Express. Tanto e-mails, como contas, catálogos de endereços e grupos são resgatados separadamente.

Transfira todo seu backup para o novo computador. Pode ser em um pendrive, via internet, por meio de um CD. Coloque todos os dados em uma pasta qualquer. Abra o novo Outlook Express.

Primeiro, serão resgatas as mensagens. Vá a Arquivo e em Importar. Clique em Mensagens. Em Importar itens do seguinte programa de e-mail, escolha Outlook Express de acordo com a versão do seu programa. Avance.

Vá a Importar e-mail de uma pasta de armazenamento do OE5 ou Importar e-mail de uma pasta de armazenamento do OE6 (escolha de acordo com o programa que você tem instalado em sua máquina). Em Navegar, vá a Backup de e-mail. Ok > Avaçar. Todas as pastas > Avançar. Conclua.

Agora, é o momento de importar o catálogo de endereços. No menu Arquivo do Outlook Express, clique em Importar. Depois, Catálogo de Endereços. Escolha Arquivo de texto (valores separados por vírgula) e importe. Em Navegar, selecione Backup de e-mail. Clique no arquivo backup do catálogo de endereços.csv. Abrir > Avançar > Concluir. Dê Ok e feche.

Por fim, só faltam importar os arquivos de conta de e-mail e de grupo de notícias. No menu Ferramentas, clique em Contas. Escolha a guia correspondente (Email ou Notícias) e dê Importar. Em Procurar, selecione a pasta que estão os backups. Escolha o que deseja importar e dê Abrir. Clique em Fechar.

Pronto. Agora é repetir a operação de acordo com o número de identidades que você possui.

Se você tiver dúvidas sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial.

Limpeza geral de e-mails
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host