UOL Notícias Tecnologia

10/06/2011 - 07h01 / Atualizada 16/08/2011 - 15h25

Seu smartphone roda Windows Mobile? Conheça os dez melhores aplicativos para ele

KATHLYN PEREIRA||Para o UOL Tecnologia
  • Para utilizar os softwares para Windows Phone, é necessário ter instalado no aparelho o aplicativo do Windows Marketplace

    Para utilizar os softwares para Windows Phone, é necessário ter instalado no aparelho o aplicativo do Windows Marketplace

O leitor Max escreveu ao UOL Tecnologia pedindo sugestões de aplicativos gratuitos para usar em seu smartphone, que roda Windows 6.1 - telefones com esse sistema são conhecidos como Windows Phone. Antes de irmos às dicas, faremos uma breve explicação de onde encontrar essas alternativas.

Onde achar
No site da Microsoft também há uma seção - com explicações, imagens e comentários a respeito dos aplicativos - para quem quer utilizar todas as possibilidades do Windows Mobile, por meio de seus aplicativos oficiais. O Ziggi, parceiro do UOL Tecnologia, também oferece opções de aplicativos para o sistema. Na página do Windows Marketplace, a loja oficial de aplicativos da Microsoft, eles são separados por categorias e com fácil visualização.

Para utilizar os softwares para Windows Phone, é necessário ter instalado no aparelho o aplicativo do Windows Marketplace. Usuários do Windows Mobile 6.0 e 6.1 devem entrar neste link, informar o número do celular e esperar uma mensagem SMS, com instruções para a instalação do programa. Usuários com versões 6.5 do Windows Mobile já têm o Marketplace devidamente instalado no smartphone.

Além de softwares freeware (100% gratuitos), há na loja versões de aplicativos grátis “em termos” - demo e trial -, que têm desempenho limitado (expiram em determinado espaço de tempo ou com funções reduzidas), caso não sejam comprados.

#Ficadica
O UOL Tecnologia avaliou dez dos mais populares programas para Windows Mobile a partir da versão 6.0. Para usar, basta acessar o MarketPlace diretamente do celular, baixar e começar a brincar. Veja os indicados.

Windows Live para Windows Phone
O Windows Live integra o Live Messenger (o bom e velho MSN), o Live Mail (o bom e velho Hotmail), visualizador de fotos. Tem também, agora, o feed “O que há de novo”, que mostra as atualizações da rede e de seus amigos. Para instalá-lo, é necessário antes desinstalar qualquer outra versão que esteja em operação no aparelho.

SPB Keyboard
Teclado virtual para touchscreen, que substitui aquele que já acompanha o aparelho. Disponibiliza exibição tela inteira ou meia tela. Facilita a digitação de mensagens ou textos. Não funciona em smartphones sem tela sensível ao toque. Versão demo.

SPB Mobile Shell
Modifica a interface do sistema, deixando todas as funções mais fáceis de serem acessadas. Conta com visualizadores 3D de SMS e e-mail, widgets personalizados, integração com Facebook e Twitter.

Facebook for Windows Mobile
Direciona o usuário automaticamente para a página do Facebook. Muito fácil de usar, disponibiliza as mesmas funções do computador, além de fazer ligações para contatos direto da lista de amigos.

WMWifirouter
Excelente ferramenta que transforma o celular em um roteador, compartilhando a conexão da internet do celular via Bluetooth, Wi-Fi ou USB. Versão de testes.

MSN Weather
Widget que facilita o acesso a previsões do tempo de hora em hora, no mundo inteiro. Analisa condições climáticas. Permite que sejam salvos alguns favoritos na homepage, para que o usuário tenha acesso mais rápido a qualquer momento.

SPB Brain Evolution
Jogo de inteligência que ajuda a treinar o cérebro e oferece resultados do seu desempenho intelectual. Vários níveis de dificuldade. Com treino diário, prometem os desenvolvedores, seu cérebro ficará mais rápido. Versão demo.

Guitar Hero 5
Em todas as músicas é possível escolher guitarra, bateria ou baixo. Disponibiliza download de MP3 para mais qualidade das músicas. Versão demo.

Home Screen Customizer
Organizador da home do Windows Mobile. Permite a inclusão ou remoção de painéis e movimentação, para os favoritos e mais utilizados.

SPB Radio
Um programa de sincronização de rádio que oferece stream em tempo real, pesquisa de estação e catálogo com mais de 1.500 estações programadas. Versão demo.

 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host