UOL Notícias Tecnologia

15/07/2011 - 12h41 / Atualizada 16/08/2011 - 15h16

Conheça dez aplicativos essenciais e grátis para seu celular Android

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia
  • Android Market, loja online que permite ao usuário baixar aplicativos no aparelho, é confusa

    Android Market, loja online que permite ao usuário baixar aplicativos no aparelho, é confusa

Uma das graças de ter um smartphone com Android é fazer download dos aplicativos e personalizar o aparelho. Entretanto, o Android Market, loja online que permite ao usuário baixar os programinhas diretamente no aparelho, é uma bagunça danada. Há centenas de softwares que fazem de tudo -- de baixar conteúdo a tentar organizar o dia a dia do usuário.

Entretanto, no meio do caos, é possível achar a ordem, separar o “joinha” do trigo. Com um pouco de paciência (e com essa reportagem do UOL Tecnologia), você encontra dez aplicativos gratuitos realmente úteis.

Para baixar esses programas, basta acessar o aplicativo do Android Market no seu smartphone. Depois, você deve digitar o nome do programa no campo de busca e iniciar o download. Se preferir acessar pelo PC, basta entrar em e ver o que há disponível. De qualquer forma, o modo mais direto e simples é via smartphone. Confira os escolhidos.

Advanced Task Killer Free
É um gerenciador de tarefas que permite ao usuário encerrar programas que ficam abertos em segundo plano e consomem a bateria do telefone. O que ocorre é que, por padrão, o Android não fecha os softwares depois do uso. Eles continuam rodando, consumindo bateria e tornando o telefone mais lento. Esse aplicativo finaliza tudo o que não está em uso ou permite que o usuário os desabilite sem problemas. Com uso constante, pode até triplicar o tempo de vida da bateria, diz o desenvolvedor.

Opera Mini
Melhor navegador para smartphones criado até agora. Há versões portáteis de outros browsers, mas, além de não serem compatíveis com todos os Androids, não costumam ser tão rápidos e eficientes. Conta com excelente gerenciador de downloads, importa favoritos, tem sites de acesso rápido na interface principal. Além disso, oferece opções de visualização em modo celular e em modo comum. Permite a sincronização com versões do Opera para computadores.

TweetDeck para Android
Programa de redes sociais bem, mas bem mais eficiente do que a versão para desktop ou online (para Chrome). Reúne em uma interface simples contas do Twitter, do Facebook e de outras redes sociais de menor expressão. Com ele, é possível atualizar status e enviar mensagens para as redes sociais. Em uma janela unificada, ele vê as informações e atualizações de Twitter e Facebook. Em outra, aparecem dados de quando é citado nessas redes. 

3 (Cubed Player)
Player de música esperto, que organiza as faixas tridimensionalmente e ainda busca, na web, as capas dos discos em que as canções aparecem originalmente. Há diversas formas de apresentação das músicas, mas a mais bacana é um cubo -- o usuário roda e vai procurando discos, músicas ou artistas. Para usuários com software leitor QR no smartphone, é possível acessar o Cubed por meio do código que aparece neste site.

Placar UOL 
Para quem é aficionado por futebol, trata-se de um aplicativo que mostra o que realmente importa: resultado de campeonatos regionais, nacionais, continentais ou onde for. É possível ver somente os números finais ou ainda ler os relatos completos do que aconteceu com seu time. Com um clique, o usuário acessa informações relevantes 24 horas por dia. 

EasyTheter
Programa que transforma seu smartphone Android em um modem de internet quando conectado a um PC ou notebook. Obviamente, o portátil deve ter acesso à web por meio de alguma operadora (Vivo, TIM, Claro). É necessário instalá-lo tanto no computador como no smartphone (ambos os programas podem ser facilmente baixados aqui, embora também seja encontrado no Android Market). Depois de instalado no telefone, basta seguir as instruções na tela. A versão gratuita não dá acesso a sites https (sites seguros). 

FlashLight
Aplicativo que transforma seu smartphone em uma lanterna. Na verdade, ele aciona o flash da câmera (caso o celular tenha uma, claro) iluminando o caminho do usuário. Em caso de uso contínuo, a bateria do smartphone é consumida como se não houvesse amanhã. Mas para emergências (como chegar ao banheiro no meio da madrugada), é uma mão na roda.

Brasil Notícias
Agregador de notícias dos principais sites jornalísticos do Brasil. Além de levar ao usuário reportagens de nomes como UOL Notícias, Abril, Estadão, trabalha com agregadores como Google Notícias e Yahoo! Notícias. Tem informações do tempo da Climatempo e separa os assuntos por editorias, facilitando o acesso e a busca.

eBuddy
Leva o Windows Live Messenger para dentro do smarthone. Até agora, poucos fabricantes de celulares incluem em seus Androids programas que remetam à Microsoft. Entretanto, é sempre necessário ter à mão um bate-papo que converse com o messenger mais popular do mundo. Ele também dá acesso às redes do Gtalk, Facebook, Yahoo!.

Documents to Go
Visualizador de arquivos criados com softwares de pacotes de escritório. Garante a visualização de textos gerados no Word, de planilhas do Excel e de apresentações do PowerPoint. Inclusive, lê documentos criados com as últimas versões do MS Office (.docx, .xlsx). Trata-se meramente de um visualizador, mas quebra um galho -- e mesmo porque é bem complicado criar esses tipos de arquivos a partir de um smartphone.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host