UOL Notícias Tecnologia

22/11/2007 - 07h00

Cansou do XP e quer fugir do Vista? Experimente o Windows Server

Paulo Rebêlo | Para o UOL Tecnologia
Windows Vista, XP ou 2000. Certamente algum deles passa por sua cabeça quando você pensa em atualizar o sistema operacional de seu PC em casa com a plataforma Microsoft. O Windows 2000 ainda é visto, por inúmeros especialistas, como a versão mais sólida até hoje lançada pela empresa. Mas, infelizmente, não há mais suporte a novos recursos (como o IE 7), e hardware recente se tornou incompatível.

Já o Windows XP, instalado na maioria dos PCs domésticos, atende às principais necessidades, mas já mostra sinais de cansaço. E, finalmente, o Windows Vista, lançado este ano, ainda permance submerso em um mar de críticas e problemas de compatibilidade e performance.

O que poucos usuários sabem, no entanto, é que existe uma versão do sistema operacional da Microsoft, chamada de Windows Server 2003, originalmente criada "para servidor" e que corre por fora, que tem se mostrado a opção mais estável e rápida até mesmo para usuários domésticos que usam o PC para tarefas básicas de escritório, Internet e multimídia.

Após a última atualização com o Service Pack 2, esse sistema tornou-se uma espécie de XP turbinado, com gerenciamento de arquivos e memória superior ao XP. Todos os jogos, mesmo os mais exigentes, também funcionam no "WinServer".

Se você pensa em atualizar o sistema operacional ou formatar seu disco rígido, vale a pena tentar o WinServer —principalmente se não tiver máquina suficiente para rodar o Vista. Para torná-lo "menos" servidor e mais desktop, há uma série de dicas e pequenas configurações, que dispensam conhecimentos técnicos avançados e vão fazer a diferença para deixar seu Windows Server igual ao XP —só que com mais performance e estabilidade.

A única dificuldade é onde encontrar o pacote do software para comprar. Em lojas de comércio eletrônico, apenas as versões XP e Vista estão disponíveis. O jeito é recorrer às lojas estrangeiras, procurar com a própria Microsoft ou recorrer a sites de leilão online. Só vale tomar cuidado para não adquirir produtos piratas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host