UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 07h04

Pidgin é um comunicador que vale por muitos

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Apesar de muito popular entre os internautas brasileiros—são mais de 30,5 milhões que o usam, segundo a Microsoft— o Windows Live Messenger (antigo MSN) tem características questionáveis. Mensagens que falham antes de chegar ao destinatário e a necessidade de se manter a janela aberta durante o recebimento de um arquivo são algumas delas.

Para quem se incomoda com certas particularidades do programa, o Pidgin é uma opção. Ele tem funções úteis ao usuário mesmo sem a adição de aplicativos. A principal delas é a capacidade de agregar diferentes protocolos sobre uma mesma plataforma. Existem versões para Linux e pendrive, além de Windows.

Veja imagens dos programas


Isso permite a utilização simultânea e na mesma interface de contas Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, AIM e ICQ, entre outras.

Vantagens

Ao juntar diferentes logins na mesma interface, o Pidgin permite que o status seja ajustado de forma independente, ou seja: você pode estar "ausente" na sua conta do ICQ, mas "online" na do AIM e "ocupado" na do Windows Live Messenger.

A transferência de arquivos também não requisita que a janela do Pidgin fique aberta. Basta o download começar para que você feche, sem problema algum, a conversa (aberta em abas).

Fontes em corres insólitas ou tamanhos exagerados podem ser barradas. Se os seus contatos não primam pelas fontes utilizadas, escolha visualizar as conversas no estilo mais agradável ao seu olhar.

Em dúvida se aquele ex-colega de trabalho te excluiu do comunicador? O Pidgin dá uma de dedo-duro e mostra, com um símbolo no ícone da pessoa, se ela fez isso ou não. Fica a seu critério realizar o mesmo.

Desvantagens

Talvez o Pidgin desagrade aos usuários que gostam de uma utilização mais "divertida" do comunicador instantâneo. Winks não rolam no Pidgin, que exibe emoticons animados, mas não consegue salvá-los. Ao contrário do MSN, ele não suporta o uso de webcam, chamadas de áudio ou desenhos executados na janela de conversa.

Em termos, mas apenas na versão 9.0 beta e só com contas Yahoo! MessengerUso de múltiplas contasSim, de várias. Do MSN ao ICQ, passando pelo Yahoo! Messenger e IRC
Não, quem fica em dúvida ainda deve recorrer a um dicionárioCorreção ortográficaSim, em diversas línguas. De português e francês a grego e espanhol
Sim, com vídeo e áudio ou somente áudioChamadas audiovisuaisNão tem
Visualiza emoticons e winks dos mais variados tiposEmoticons e winksVisualiza emoticons. Winks, não
O programa vem com poucos plug-ins, mas você pode adicionar mais funcionalidades baixando aplicativos de terceiros, como o Messenger Plus! LiveInstalação de plug-insSim, de vários. Do Buddy Notes (permite a redação de notas sobre os contatos, para você armazenar informações a respeito deles) ao Autoaccept (para aceitação de downloads sem autorização prévia)
MENSAGEIROS INSTANTÂNEOS
WINDOWS LIVE MESSENGER
Microsoft
PIDGIN
Rob Flynn

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host