UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 07h03

Microsoft Office x BrOffice: duelo no escritório

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
É praticamente impossível viver sem um pacote de aplicativos para escritório no computador. No início, o PC era usado basicamente para substituir as máquinas de escrever e os videogames.

Assim, os programas de edição de texto tornaram-se populares com facilidade. Com eles, geralmente, vêm planilha eletrônica e gerenciador de apresentações (que deram adeus às transparências).

Veja imagens dos programas

E quando se fala de pacote para escritório, fala-se em Microsoft Office, certo? Mais ou menos. Hoje, muitos usuários optam pelo software livre BrOffice. Ele traz o Writer, processador de texto; o Impress, apresentação de slides; o Calc, planilha eletrônica; o Draw, programa de ilustrações, o Math, editor de fórmulas e o Base, banco de dados.

Vantagens

O BrOffice faz praticamente tudo que os programas da Microsoft fazem e é gratuito. O Writter aceita figuras e áudio embutido, referências, sumários, colunas e tabelas.

Já o Calc trabalha com fórmulas avançadas, filtros de dados, tabelas dinâmicas e gráficos. Ele ainda disponibiliza sistema de ajuda. O Impress aceita efeitos, animações e transições entre os slides e exporta em Flash (SWF).

Todos são documentos de um mesmo programa, o que torna mais fácil abrir novos ou vários tipos de arquivo. Aceita os formatos da Microsoft como DOC, XML e também o padrão ODF (Open Document Format), que geralmente deixa os arquivos mais leves. Ele também exporta para PDF.

Desvantagens

O programa demora para carregar, mas ao abrir um documento (Writer ou Calc, por exemplo), os demais abrem mais rapidamente pois todos ficam sob uma mesma janela. Ele vem com programa de ilustração, mas não tem cliente de e-mail, editor de páginas HTML (apesar do Writter também poder editar nesta linguagem), publicador de calendários e agenda. Outro problema é que tabelas e textos perdem a formatação quando colados no programa.

Interface funcional, com uma série de barra de ferramentas e menus para as mais diversas operaçõesInterfaceTodos os programas são abertos sob uma mesma janela. Possui barras de ferramentas e menus completos e similares aos do pacote da Microsoft
Além de ter várias ferramentas à disposição do usuário, tem sistema de ajuda, com dicas e passo a passo de ações. Também traz modelos para fazer documentos e apresentações e comandos por teclas de atalhoFacilidadeVários botões e comandos para criar índices e numerar páginas, por exemplo. Em alguns casos, é necessário mais passos para chegar a um mesmo resultado e não possui tantos modelos quando o rival
Dicionário de sinônimos, corretor ortográfico e gramatical e macros. Além disso, possui variada gama de modelos e imagens que podem ser usadas nos documentos. Você pode proteger o documento com senha e ainda dividir o trabalho com colaboradoresRecursosPossui suporte a macro, correção ortográfica e dicionário de sinônimos, mas não tem correção gramatical. Peca também pela escassez de modelos e imagens. Possui tabelas, fórmulas e gráficos
O formato padrão do Office 2007 não abre em versões anteriores do programa. É necessário baixar um plug-in para abrir os documentos. Salva ainda em DOC, XML, PPS etc.FormatosSalva em PDF, HTML, DOC, XML, PPT e no formato padrão ODF
PACOTE PARA ESCRITÓRIO
MICROSOFT OFFICE
Microsoft
BROFFICE
CollabNet, Inc.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host