UOL Notícias Tecnologia

25/02/2008 - 07h00

Teste compara cartuchos de tinta para impressora render mais

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Talvez você ainda não saiba disso (ou até já tenha se dado conta e sofrido na pele), mas um dos grandes problemas das impressoras a jato de tinta está no cartucho que carrega a substância. Afinal, conforme a utilização da impressora, o usuário acaba gastando mais com a compra de novos cartuchos do que com a própria aquisição do hardware.

Você sabe o que é um cartucho de impressão remanufaturado? E o que é um compatível? Tem noção do que os diferencia de um original?

O remanufaturado é um cartucho já utilizado e que foi novamente carregado de tinta para um segundo ciclo de uso. O cartucho compatível é um produto novo, similar ao original. Já o original é aquele fabricado pela empresa que assina a impressora e vendido ao usuário em revendedoras oficiais, ou oferecido em um kit que acompanha o hardware.

Parecidos e com preços até semelhantes, eles nem sempre têm rendimento idêntico na hora da ação. Para checar durabilidades e descobrir qual a melhor
opção na hora de reabastecer sua impressora,
o UOL Tecnologia comparou os três tipos de cartuchos.

Metodologia do teste

O teste utilizou como base cartuchos de tinta preta e colorida. Entre os modelos de cartucho original, foram escolhidos os produtos da marca HP C9351 (21) e C9352 (22). A marca foi escolhida para representar o segmento de originais devido a sua base instalada (a maior do país), que domina o mercado de cartuchos remanufaturados.

Afora a HP, outros fabricantes de impressoras e cartuchos ficaram ausentes do comparativo.

A Epson, por exemplo, tem modelos importados compatíveis vendidos a preços atraentes e que não justificam uma recarga.

Já outras marcas, como Canon e Lexmark, têm base instalada inferior à da HP —logo, não desempenham papel importante no segmento de cartuchos remanufaturados.

E AS OUTRAS MARCAS?
Para não haver influência ou ajuste, os cartuchos foram comprados anonimamente pela reportagem e pesados antes do início do teste e, depois, a cada 50 impressões realizadas durante a avaliação.

A medição de peso era feita para determinar a quantidade de tinta contida no reservatório do produto e o seu gasto durante o uso. Falando em gastos: as páginas foram todas impressas pelos cartuchos em uma mesma impressora até que a tinta começasse a falhar (segundo a norma padrão ISO empregada no teste, o cartucho só é avaliado até o momento em que passa a apresentar falhas na impressão).

Os testes foram feitos no laboratório Sender, aprovado para este tipo de estudo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), de acordo com as normas da American Society for Testing and Materials (ASTM).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host