UOL Notícias Tecnologia

25/02/2008 - 07h04

Vantagem colorida: nos testes, cartucho compatível a cores foi o mais durável

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Depois do preto, a cor. Para o teste do UOL Tecnologia sobre cartuchos de impressão a cores foi utilizado o modelo HP C9352 (22), que equipa impressoras e multifuncionais de categoria básica da marca.

Ao contrário do teste de impressão em preto, que levava em conta a impressão de 5% da página, o teste para o cartucho colorido levou em consideração uma cobertura de 15% do papel.

Para a avaliação de cartuchos compatíveis, foi utilizado um modelo da marca Maxprint. Já para avaliar a performance de um cartucho remanufaturado, o eleito foi um da marca ProPrinter.

Neste caso a diferença de quantidade de tinta entre o original e o remanufaturado não era muito grande. O original HP vem com 6,3 ml, o remanufaturado ProPrinter com 8,5 ml, e o compatível Maxprint, com 18,5 ml, três vezes mais do que o original e duas vezes mais do que o remanufaturado.

Isso provavelmente justifica sua performance no teste: o cartucho compatível colorido foi o que teve o melhor desempenho, superando o original e o remanufaturado.

Reservatório: diferente do cartucho preto

Diferentemente do cartucho de tinta preta, o reservatório do cartucho colorido é dividido em três pequenos segmentos, sendo cada um para uma cor: magenta, amarelo e ciano.

Por não ser exatamente igual ao original e ao remanufaturado (que são de mesma marca), o compatível tem um desenho interno um pouco diferente. Resultado: consegue armazenar mais tinta. Com isso, ele imprimiu o dobro de páginas do original e do remanufaturado —chegando a 70% mais páginas impressas.

Mas tal e qual o observado com o cartucho de tinta preta, o rendimento de tinta por página do cartucho compatível colorido foi o pior dos três modelos: ele gastou, em média, 3 ml de tinta a cada 50 páginas impressas. O cartucho original HP e o remanufaturado ProPrinter têm o mesmo desempenho. Ambos consomem 2,2 ml de tinta a cada 50 páginas impressas.



Observação: A metodologia empregada no teste permite que os cartuchos sejam utilizados apenas até começarem a apresentar falhas de impressão. Logo, a relação entre o número de páginas impressas e o gasto médio a cada 50 folhas pode não corresponder à carga inicial de tinta do dispositivo

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia sobre cartuchos de impressão a cores foi utilizado o modelo HP C9352 (22), que equipa impress%>