UOL Notícias Tecnologia

25/02/2008 - 07h07

Conheça as diferenças entre cartuchos originais, compatíveis e remanufaturados

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Engana-se quem pensa que a tinta que vai no cartucho remanufaturado é a mesma do cartucho compatível ou original. No teste de cartuchos para impressão feito pelo UOL Tecnologia ficou claro que existem diferenças na quantidade de tinta utilizada em cada tipo de cartucho.

A diferença quantitativa é maior no cartucho de tinta preta. O gerente da ProPrinter, Luis Paulo Ferreira, explica que os cartuchos originais possuem uma barreira que reduz a quantidade de tinta que eles armazenam em vez de utilizar todo o espaço do reservatório.

No processo de remanufatura esta barreira é removida para ampliar a carga de tinta do cartucho. Os cartuchos compatíveis, por serem novos, já foram desenvolvidos com este espaço a mais.

A reportagem perguntou à HP qual a razão dos cartuchos originais não virem com mais tinta, como os remanufaturados e compatíveis. A gerente de produtos da marca, Gerlinde Lesk, explica que é uma questão de tecnologia e que os cartuchos originais da HP rendem o que prometem —rendimento comprovado no teste.

HP: "Concorrentes aproveitam nossas pesquisas"

"É preciso reconhecer que a HP investe muito em desenvolvimento e pesquisa. Os cartuchos são desenvolvidos pensando em diferentes tipos de papel e de impressão". Para Gerlinde, os produtos remanufaturados e compatíveis não investem em pesquisas e utilizam o trabalho feito pela HP.

A teoria é corroborada pelo pesquisador laboratório Sender, Paulo Pernambuco. "Os cartuchos originais têm estrutura que confere mais qualidade ao produto e permite que ele seja reutilizado mais vezes, tornando a remanufatura um negócio rentável. "

Com relação aos compatíveis a situação é diferente, pois eles são produzidos para serem cópias muito próximas do original, sem poder, contudo ser idênticos —dada a questão da patente dos originais.

O gerente de produtos da Maxprint, Francisco Paulo de Andrade, explica que a empresa mantém controle sobre fornecedores e possui laboratório próprio para testar os lotes comprados e verificar sua qualidade. A Maxprint, assim como a ProPrinter, dá total garantia sobre o cartucho e até sobre a impressora caso o cartucho ocasione algum dano ao equipamento.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host