UOL Notícias Tecnologia

28/07/2008 - 07h00

Como será a navegação e as buscas na Internet do futuro?

MÁRCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
Afinal, qual é a melhor forma de escovar os dentes? Quanto tempero devemos colocar no preparo do feijão? Se temos uma dúvida como essa, é bem provável que procuremos a resposta na Internet.

Porém, mesmo o "oráculo" das novas gerações sendo capaz de achar muitas possibilidades de resposta, às vezes, nenhuma delas nos serve. É o caso de procurar a palavra "manga" em busca de tipos da fruta e encontrar dicas sobre quais delas (na roupa) estão na última moda, por exemplo.

Isso poderá ser coisa do passado se a Web Semântica realmente emplacar.

Também chamada de Web 3.0 por alguns especialistas, a Web Semântica seria uma rede capaz de compreender semanticamente todas as necessidades dos usuários, ou seja, todo o conteúdo seria interpretado de acordo com o seu contexto.

O internauta poderia, por exemplo, fazer uma pergunta à Internet como se fosse a uma pessoa (algo como "Como devo enrolar a massa para biscoitos?") e esta lhe devolveria a resposta mais próxima do que deseja, em vez dos meros resultados com palavras-chave.

O que é?

O conceito se baseia em uma interação mais avançada entre as pessoas e os computadores. Por meio de formas mais complexas de organização de dados e preferências, as máquinas terão o objetivo de "aprender" mais sobre nós. Para isso, diversas tecnologias e linguagens —como XML, RDF e API— estão sendo combinadas por empresas e estudiosos de tecnologia para se chegar a esse fim.

Embora ainda se discuta o quão semântica poderá ser esta nova rede, já é possível testar alguns serviços que estão investindo na transição da Web 2.0 (colaborativa e aberta) para a Web 3.0 (semântica).

O Netvibes —que agrega atualizações em RSS, e-mail, relacionamento online, Google Maps e outros serviços —e o Bloglines, um agregador de notícias que também oferece sugestões com base nas escolhas do usuário, são alguns dos mais populares até o momento. Porém, novos buscadores, plug-ins, redes de relacionamento e de serviços estão surgindo com grandes novidades.

O UOL Tecnologia fez uma lista de serviços que já utilizam os conceitos de Web Semântica e que oferecem mais vantagens e ferramentas para o usuário. Conheça alguns buscadores alternativos ao Google, plugins que prometem buscas mais completas e sites que planejam sua viagem apenas com informações retiradas do e-mail de confirmação de compra da passagem.
Mais
Como será a navegação e as buscas na Internet do futuro?
Serviços ampliam contextos dos dados e promovem relacionamentos
Não encontra nada no Google? Conheça buscadores alternativos
Com nova Internet, sites planejam viagens e encontram pessoas
Desenvolvedoras de software também apostam na nova Internet
Pesquisas em semântica começam a surgir no Brasil
Semântica não ocorrerá até 2015, estima cientista do C.E.S.A.R
Mais no site IDG Now!
Aprenda truques para aprimorar suas buscas na internet
Alternativa ao PageRank do Google é proposta pela Microsoft

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host