UOL Notícias Tecnologia

28/07/2008 - 07h02

Não encontra nada no Google? Conheça alguns buscadores alternativos

MÁRCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
Uma das maiores expectativas em torno da nova maneira de navegar e fazer pesquisas na Internet está no potencial dos buscadores.

Diversas iniciativas estão começando a explorar esse campo, na intenção de ser a evolução natural na pesquisa do conhecimento pelas redes. Em comum, todas tentam superar o modelo de sucesso do Google e acostumar os internautas a uma nova experiência em buscas.

O que o Google tem?

O segredo da aceitação unânime ao Google é um algoritmo (conjunto de instruções para realizar uma tarefa) chamado PageRank, que atribui uma pontuação a páginas Web em função da quantidade e da qualidade das ligações com os termos utilizados na pesquisa.

Entretanto, o PageRank não faz diferença entre "barco de papel" e "barco com papel", pois os termos "de" e "com" são considerados irrelevantes e a busca entende ambos como "barco + papel".

Já os buscadores como Powerset, Hakia e True Knowledge, que já estão na Internet em suas versões beta, têm a pretensão de entender o significado real do que digitamos. A proposta é executar buscas mais precisas, realizando a procura por meio da semântica das palavras.

No exemplo acima, os buscadores não apenas seriam capazes de distinguir entre "barco de papel" e "barco com papel", mas também de responder às nossas perguntas. Apesar de ainda possuírem falhas operacionais e ainda não ameaçarem a hegemonia do Google, esses serviços já trazem pequenas inovações que poderão repercutir a médio prazo. Confira alguns:

Powerset

ReproduçãoTestamos o Powerset com o termo "actors who have played Superman" (atores que interpretaram o Superman). Utilizando os bancos de dados da Wikipedia e do Freebase, o serviço trouxe resultados que reportavam à mesma idéia, mas com outras construções verbais ou sinônimos —como "the actor who plays Superman" e "the actor who had first portrayed Superman".

Além, claro, dos nomes desses atores: Kirk Alyn, George Reeves, Christopher Reeve, entre outros. Em cada resultado do Powerset também há a opção "explore facts" (explore fatos), que mostra uma nuvem de tags relacionadas aos termos encontrados.

Hakia

ReproduçãoJá o Hakia categoriza os resultados em função do conteúdo e formato de cada página encontrada.

Em uma pesquisa por "Bill Gates", por exemplo, o Hakia dividiu as páginas em manchetes de notícias, biografias, fotos, entrevistas e o site oficial do executivo da Microsoft.

Outra vantagem do Hakia é que já existe uma versão em português. No entanto, esta ainda precisa de mais ajustes. Ao perguntarmos "quantos anos tem Bill Gates?", a primeira resposta traz um dado antigo: "Aos 19 anos, o Bill Gates fundou a Microsoft". A mesma pergunta foi feita em inglês, com resultados semelhantes.

True Knowledge

ReproduçãoO buscador True Knowledge, cujo uso ainda depende da aprovação de cadastro no site, parece mais avançado no quesito semântica.

Realizamos a mesma pergunta sobre a idade de Bill Gates e este trouxe de imediato a resposta em inglês: 52 anos, 7 meses e um dia, seguido da frase: "Esta conclusão é baseada em um único fato no banco de conhecimento: o dia 28 de outubro de 1955 é a data de nascimento de Bill Gates".

Ao lado, há dois links para endossar ou contradizer a informação, para que os usuários ajudem no refinamento da busca.
Mais
Como será a navegação e as buscas na Internet do futuro?
Serviços ampliam contextos dos dados e promovem relacionamentos
Não encontra nada no Google? Conheça buscadores alternativos
Com nova Internet, sites planejam viagens e encontram pessoas
Desenvolvedoras de software também apostam na nova Internet
Pesquisas em semântica começam a surgir no Brasil
Semântica não ocorrerá até 2015, estima cientista do C.E.S.A.R
Mais no site IDG Now!
Aprenda truques para aprimorar suas buscas na internet
Alternativa ao PageRank do Google é proposta pela Microsoft

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host