UOL Notícias Tecnologia

28/07/2008 - 07h01

Serviços ampliam contextos dos dados e promovem relacionamentos

MÁRCIO PADRÃO | Para o UOL TECNOLOGIA
Os engenheiros de software estão avançando na Web Semântica em duas frentes: desenvolvendo linguagens e tecnologias que vão otimizar a filtragem de dados pela Internet; e pedindo a colaboração dos internautas, para que estes alimentem as versões beta dessas novas tecnologias com suas preferências.

É o caso do Freebase, apontado como a "nova Wikipedia", e do Twine, uma evolução das redes de relacionamento como Orkut e MySpace.

NOVOS SERVIÇOS
Crédito
O Freebase, que já funciona em sua versão alfa, reagrupa informações da Wikipedia e de outros sistemas abertos em uma interface amigável
Reprodução
O Twine também tem a pretensão de ser um espaço virtual definitivo para o internauta agregar conteúdo e promover relacionamentos online
O Freebase, que já funciona em sua versão alfa, reagrupa informações da Wikipedia e de outros sistemas abertos em uma interface mais amigável.

A diferença básica entre o Wikipedia e o Freebase é que o primeiro organiza as informações em forma de artigos; o segundo o faz em um sistema de classificação mais dinâmico chamado de tipagem, que divide os dados em tipos (temas) e domínios (conjuntos de temas).

As páginas de conteúdo do Freebase prioritariamente listam fatos, números, listas e estatísticas sobre cada assunto —embora alguns tragam textos introdutórios. Os usuários podem editar esses dados e criar novos tipos para aquele tema.

Por exemplo, a página de Arnold Schwarzenegger está atrelada aos tipos "pessoas", "filmes", "governo", "esportes" e "prêmios", pois todos esses assuntos remetem à carreira do austríaco. Uma página do Freebase, portanto, se torna um espaço organizado que reúne todos os dados referentes ao tema.

Além disso, desenvolvedores podem fazer buscas mais sofisticadas por meio de uma linguagem própria desenvolvida pela MetaWeb, empresa por trás do Freebase. Dessa forma, pesquisas mais difíceis de realizar em bancos de dados comuns, como "filmes estrelados por Jennifer Connelly que contém atores que apareceram em filmes dirigidos por Steven Spielberg", se tornam possíveis.

Espaço para o internauta

O Twine também tem a pretensão de ser um espaço virtual definitivo para o internauta agregar conteúdo, embora o faça promovendo relacionamentos online. Após ter seu cadastro aceito, o usuário recebe a tarefa de agregar seus sites, fotos, pessoas, lugares e organizações favoritos que estejam espalhados pela Internet.

Você também pode criar grupos de interesses (aqui chamadas de "twines", barbantes) e adicionar pessoas, de forma semelhante ao Orkut.

Com o passar do uso, o Twine sugere outros dados que possam interessar a você, usando como parâmetros as informações anteriores que você mesmo adicionou à sua página. O site também envia uma newsletter diária com um resumo de novos conteúdos adicionados, selecionados com base nos gostos pessoais do destinatário.

O Twine ainda faz um ranking dos 100 membros cujos itens sugeridos são os mais populares da comunidade. O objetivo é compartilhar sempre, de forma integrada, coisas interessantes da Internet com outras pessoas.
Mais
Como será a navegação e as buscas na Internet do futuro?
Serviços ampliam contextos dos dados e promovem relacionamentos
Não encontra nada no Google? Conheça buscadores alternativos
Com nova Internet, sites planejam viagens e encontram pessoas
Desenvolvedoras de software também apostam na nova Internet
Pesquisas em semântica começam a surgir no Brasil
Semântica não ocorrerá até 2015, estima cientista do C.E.S.A.R
Mais no site IDG Now!
Aprenda truques para aprimorar suas buscas na internet
Alternativa ao PageRank do Google é proposta pela Microsoft

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host