UOL Notícias Tecnologia

28/07/2008 - 07h04

Desenvolvedoras de software também apostam na nova Internet; conheça aplicativos

MÁRCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
Além de sites dispostos a trazer uma nova maneira de navegar pela Internet, algumas empresas desenvolvedoras de programas também estão acompanhando de perto o avanço da discussão sobre Web Semântica — e soluções que se apropriam do conceito que já está na praça.

A produtora de software ClearForest, uma sociedade entre israelenses e estadunidenses, é a responsável pelo programa homônimo que realiza buscas e categorizações em arquivos de diversas naturezas.

A Adaptive Blue, também dos Estados Unidos, desenvolveu um plug-in semelhante que categoriza sites automaticamente. A empresa britânica Talis, por sua vez, também possui uma solução de mesmo nome que serve de plataforma para aplicativos específicos em Web Semântica.

A ClearForest já possui dois produtos no mercado. O primeiro deles é um software corporativo que estrutura conteúdos em texto. Sua função é organizar um grande volume de dados, codificando-os com tags e conceitos-chave, e serve para vários tipos de arquivos que contenham texto, como documentos, páginas da Web, e-mails e outros.

Segundo o site da empresa, qualquer sistema de BI (Business Intelligence, ou inteligência de negócios) pode usufruir do programa para organizar seus dados.

Gnose

ReproduçãoO outro produto da ClearForest é o Gnose, uma extensão para o navegador de Internet Firefox que realiza a catalogação de textos diretamente nas páginas Web em que o usuário está navegando.

O plug-in grifa algumas palavras do texto com cores variadas, de acordo com categorias (lugares, empresas, pessoas, tecnologias). Ao encostar o mouse em cada palavra, um menu para buscas com o termo pesquisado em vários serviços da Internet é aberto — como Google, Wikipedia, Technorati e Reuters. Este último se explica pelo fato da gigante das notícias ter adquirido as ações da ClearForest em abril deste ano.

BlueOrganizer

ReproduçãoO BlueOrganizer, plug-in da Firefox criado pela Adaptive Blue, trabalha de forma mais ampla que o da ClearForest. Um botão que fica ao lado da barra de URL se modifica de acordo com a página visitada. Se for um vídeo do Youtube, por exemplo, o ícone se torna uma câmera; se for um blog, um caderno de anotações.

Ao clicar nele, abre-se uma janela para que o usuário possa criar tags, anotar informações e adicionar a página em um espaço chamado "My Things", à esquerda do browser.

Lá estarão, de acordo com a organização desejada pelo internauta, todos os sites que considera interessantes. O BlueOrganizer tem ainda opções para compartilhar a página via Facebook, salvar no del.icio.us ou inscrevê-la no Netvibes, entre outras.

Talis

ReproduçãoA plataforma Talis tem o objetivo de fornecer a estrutura para futuras aplicações semânticas. Pretende reduzir a complexidade e os custos de armazenamento, indexação e busca de dados.

Os desenvolvedores que usarem a plataforma poderão dedicar mais tempo na produção dos programas sem se preocupar com a administração das informações.

A Talis, de acordo com os desenvolvedores, utiliza APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) e está aberta para qualquer programador.

Funciona como uma base de dados capaz de armazenar e pesquisar conteúdo e metadados. Como se trata de uma estrutura compartilhada, os usuários podem se beneficiar imediatamente das atualizações na plataforma.
Mais
Como será a navegação e as buscas na Internet do futuro?
Serviços ampliam contextos dos dados e promovem relacionamentos
Não encontra nada no Google? Conheça buscadores alternativos
Com nova Internet, sites planejam viagens e encontram pessoas
Desenvolvedoras de software também apostam na nova Internet
Pesquisas em semântica começam a surgir no Brasil
Semântica não ocorrerá até 2015, estima cientista do C.E.S.A.R
Mais no site IDG Now!
Aprenda truques para aprimorar suas buscas na internet
Alternativa ao PageRank do Google é proposta pela Microsoft

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host