UOL Notícias Tecnologia

06/08/2008 - 07h00

Na cozinha da casa do futuro, a protagonista é a etiqueta RFID

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Há alguns anos, pensava-se que a cozinha do futuro seria tomada por geladeiras com acesso à Internet e fornos-microondas com telas transmitindo a programação da TV.

Embora esses equipamentos realmente devam fazer parte das casas das próximas décadas, o maior atrativo das cozinhas futuristas atende por RFID.

O RFID (sigla, em inglês, para Radio-Frequency IDentification) é um,
a tecnologia de identificação automática por meio de sinais de rádio, o qual acessa e armazena dados remotamente por meio desse tipo de etiqueta RFID.

Álbum de fotos: veja onde as etiquetas RFID já são utilizadas

Em uma cozinha do futuro haverá um leitor de etiquetas RFID que pode estar presente na geladeira, no fogão ou no microondas.

Cada embalagem que entrar na cozinha deverá ter uma etiqueta. Ao chegar ao alcance dos leitores, as embalagens enviarão informações sobre os produtos, como data de validade, melhores receitas, peso e preço.

Entenda como funciona o RFID

No mercado norte-americano já existem equipamentos com leitores de RFID. É o caso do forno Smart Oven, desenvolvido pela Samsung em conjunto com a Bird Eyes. Por meio de informações dos códigos eletrônicos, o forno "pensa" e cozinha os alimentos de acordo com as especificações do RFID.

Além de equipamentos inteligentes, a casa do futuro poderá ter um computador dedicado à cozinha ou que converse com o servidor central da residência.

Em uma parceria da Microsoft com o Industrial Designers Society of America, foi desenvolvido o protótipo Yummy Kitchen Connect.

Trata-se de um equipamento para controlar tudo o que há na cozinha: estoque de produtos, listas a fazer, ligar e desligar outros equipamentos. O Yummy Kitchen Connect também controlaria a saúde dos moradores da casa, sugerindo receitas de acordo com o biótipo da pessoa ou do perfil da família.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host