UOL Notícias Tecnologia

06/08/2008 - 07h00

No banheiro da casa do futuro, o uso da água é controlado por computador

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Descarga, torneira, chuveiro e outros itens do banheiro da casa do futuro serão integralmente controlados por computador.

Nele, a preocupação ecológica é o ponto principal da tecnologia e, por isso, todos os sistemas de dispersão de água são automatizados. Resolvido o problema do desperdício de bens naturais, a tecnologia se volta para o conforto do usuário.

No ambiente, TVs, telefones e telas podem ser acopladas e, por meio de conexão à Internet por rede elétrica, qualquer equipamento com acesso à rede, como um secador de cabelo com uma pequena tela sensível ao toque por exemplo, pode ser conectado por uma simples tomada.

No Brasil, um projeto de banheiro inteligente foi apresentado no final de 2007 pela Oi Futuro, organização do Instituto Telemar ligada à alunos de uma escola de Pernambuco que criaram um protótipo do ambiente.

Nele, todo o uso da água era monitorado por um computador associado a placas robóticas, que usavam sensores para controlar o tempo de utilização da água e evitar o desperdício.

O projeto do banheiro do futuro ficou em segundo lugar no evento "Ciência Jovem", promovido pelo Museu de Ciências Naturais do Recife.

Entretanto, a idéia é que, a partir dele, os alunos acabem por desenvolver um protótipo de casa do futuro integral, da garagem ao quintal.

"A escola Cícero Dias, que criou o projeto, é um colégio público diferente, que permite o acesso e o incentivo a projetos inovadores e alinhados com o desenvolvimento da cultura digital", diz Samara Werner, diretora de Projetos do Oi Futuro.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host