UOL Notícias Tecnologia

14/04/2008 - 07h00

Notebooks desrespeitam todas as regras de ergonomia

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL TECNOLOGIA
Eles são práticos, leves, pequenos, bonitos, mas desrespeitam quase todas as regras de ergonomia. Os notebooks, que aos poucos vão substituindo os desktops nos postos de trabalho, têm características físicas que favorecem a mobilidade, mas apresentam uma ameaça à saúde de quem os utiliza todos os dias por longos períodos de tempo.

Um dos principais problemas é o teclado, que é apertado, não oferece modos diferentes de inclinação em relação à mesa e não permite que seja utilizado um apoio de espuma, o que auxilia na prevenção de lesões. Outras características negativas dos notes são a tela, que fica numa posição muito baixa, e o touchpad, que obriga o usuário ficar com os braços muito contraídos.

"O notebook, na forma em que ele se apresenta, só deve ser utilizado eventualmente. Ele obriga a flexão do pescoço e um esforço muito grande do antebraço. Se você for utilizar o portátil por muito tempo, o correto é adaptar um monitor, um teclado e um mouse", adverte a médica Ada Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apoio para notes

Pensando justamente nessas pessoas com freqüência, muitas empresas já começaram a vender apoios que levantam a tela do equipamento e facilitam o uso de periféricos. Os mais baratos são suportes simples, utilizados apenas para sustentar o aparelho, e os mais incrementados vêm com coolers e até hubs USB.

Se você pensa em utilizar esses suportes, uma dica valiosa é observar se ele vem com ajuste de altura. Não adianta muito levantar a tela do note se ela não alcançar uma posição que seja confortável para você.


ACESSÓRIOS PARA NOTEBOOKS
Divulgação
Suporte com cooler e USB Targus
Dois ventiladores evitam o superaquecimento do notebook, e um hub USB 2.0 com quatro portas ajuda a conectar acessórios.
Preço:R$ 229,00, na SOS Micro
Divulgação
Suporte Designplast 506
Feito em alumínio, tem preço baixo e permite regulagem de altura.
Preço: R$ 49,00 na Atera
Clique nas imagens para ampliá-las

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host